Vargem Grande do Sul, a Terra da Batata

Vargem Grande do Sul, a Terra da Batata

A batata (Solanum tuberosum L.) é a terceira cultura alimentar mais importante do planeta e a primeira commodity não grão. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas consumam o tubérculo diariamente no mundo. Sua produção mundial anual supera 330 milhões de toneladas em uma área de 18 milhões de hectares. No Brasil, a batata

A batata (Solanum tuberosum L.) é a terceira cultura alimentar mais importante do planeta e a primeira commodity não grão. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas consumam o tubérculo diariamente no mundo. Sua produção mundial anual supera 330 milhões de toneladas em uma área de 18 milhões de hectares.

No Brasil, a batata é a hortaliça mais importante, com uma produção anual de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas. De acordo com Associação Brasileira da Batata (ABBA), o agronegócio da batata envolve em torno de 5 mil produtores em 30 regiões de sete estados brasileiros (MG, SP, PR, RS, SC, GO e BA). Em meio a este cenário, a região de Vargem Grande do Sul se destaca devido à sua forte expressividade na bataticultura. Situada no interior de São Paulo, a região vargengrandense se transformou em um verdadeiro polo, sendo conhecida pela qualidade de sua produção e também pela tecnologia empregada nesta cultura.

 

TRADIÇÃO

Desde a década de 50, já se plantava batata na Serra da Mantiqueira, porém, o plantio nos campos de Vargem Grande do Sul teve início em 1966, com a chegada dos imigrantes japoneses. Com o passar dos anos, o cultivo do tubérculo foi crescendo e se desenvolvendo, transformando a região em uma referência nacional, sendo responsável por 60% do plantio de inverno no Estado de São Paulo e 30%, no mesmo período, no Brasil, segundo dados da ABVGS (Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul).

 

FORTALECIMENTO

Com o desenvolvimento da bataticultura, os produtores locais se uniram, o que possibilitou a criação de importantes instituições para o setor: a ABVGS, a Cooperbatata, o Complexo Frigorífico e o Condomínio dos Bataticultores. Tais entidades têm contribuído para o desenvolvimento da cultura e também o seu fortalecimento, projetando a região vargengrandense como destaque na produção de batatas.

 

CULTURA E TRADIÇÃO

A batata está fortemente ligada à cultura vargengrandense. Além de estar presente na culinária local, o tubérculo rendeu à Vargem Grande do Sul o título de “Terra da Batata”. Isso sem contar que, além da produção de qualidade, o município também ficou conhecido pela Festa da Batata. Criado no final dos anos 80, o evento enaltecia o agronegócio local, além de ganhar notoriedade pela gastronomia e devido aos shows com artistas consagrados, sendo uma das maiores festividades do gênero da região.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos