Expoforest 2023 apresentou novidades para o setor florestal

Expoforest 2023 apresentou novidades para o setor florestal

Considerada a maior feira florestal dinâmica do mundo, a Expoforest 2023 reuniu as principais novidades em tecnologia para o setor, atraindo um grande público nesta edição. O evento foi realizado entre os dias 9 a 11 de agosto, no município de Guatapará (SP), localizado a 45 km de Ribeirão Preto (SP), em uma área de

Gigante: Expoforest 2023 é considerada a maior feira florestal dinâmica do mundo (Divulgação)

Considerada a maior feira florestal dinâmica do mundo, a Expoforest 2023 reuniu as principais novidades em tecnologia para o setor, atraindo um grande público nesta edição. O evento foi realizado entre os dias 9 a 11 de agosto, no município de Guatapará (SP), localizado a 45 km de Ribeirão Preto (SP), em uma área de 200 hectares de floresta de eucalipto clonal de 7 anos de idade, pertencente a Sylvamo.

Para essa edição, a organização estima a movimentação de aproximadamente R$ 500 milhões em negócios. Ao todo, mais de 200 expositores participaram da feira, apresentando as mais novas tecnologias e os principais serviços desenvolvidos para o setor florestal. “A cada edição a feira evolui, trazendo diferentes interações com o público e expositores. Percebemos que grandes marcas aproveitam a Expoforest para laçarem mundialmente novas soluções para o setor florestal. A feira é realmente uma vitrine para o mercado. Profissionais do mundo todo vêm ao Brasil para participar da experiência que é a Expoforest. Eles buscam as novidades que tornam o setor mais produtivo e sustentável ao mesmo tempo”, afirma Ricardo Malinovski, diretor da Expoforest.

 

TECNOLOGIA

Entre os destaques apresentados durante a Expoforest 2023 estão os softwares de gestão e análise da divisão de Agricultura da Hexagon. A empresa desenvolve tecnologia focada em otimizar e integrar todos os processos florestais, garantindo maior precisão e eficiência. Até o ano de 2022, as soluções da marca foram responsáveis por monitorar mais de 5,2 milhões de hectares de florestas plantadas em todo o mundo.

Segundo Ronaldo Soares, gerente florestal da divisão, gestão e análise são as duas grandes demandas do setor. “Na agricultura o foco é o hardware, os produtores têm muito interesse pelos computadores de bordo, pelos controladores, numa operação de gestão em tempo real, pois o ciclo é curto, o que muitas vezes, o tempo de parar e analisar se aplica para o outro ciclo. Já na área florestal, o foco é outro. Como o ciclo é muito mais longo, a floresta é plantada para colher em 7 ou 8 anos, você precisa de processos de análise e gestão muito melhores”, explica.

De acordo com ele, essas tecnologias permitem coletar dados das florestas e transformá-los em informações inteligentes, possibilitando planejamento otimizado, execução eficiente, controles de máquina precisos e fluxos de trabalho automatizados. Exemplos são as soluções para monitoramento de máquinas: com suporte de sensores e computadores de bordo instalados no maquinário florestal, é possível monitorar e ajustar processos enquanto eles estão acontecendo. Os sistemas fornecem relatórios detalhados com indicadores de rendimento e comportamento das máquinas, produtividade, área trabalhada, distância percorrida, velocidade, entre outros. Já os softwares de gestão permitem a análise destes dados para resolução de problemas e aprimoramento de processos, resultando em mais produtividade e lucro.

 

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade e o uso mais inteligente da terra também estiveram em pauta no evento. A tecnologia da Hexagon tem sido uma aliada neste ponto, que se tornou prioridade para as empresas do setor. Com o apoio de ferramentas de gestão, por exemplo, é possível analisar o total de insumos aplicados (em kg/ha) – sejam adubos, herbicidas, controle de pragas ou qualquer outro tipo de substância para implantação e manutenção da floresta. “A partir disso, é possível avaliar se houve super ou subdosagem, qual foi a porcentagem do desvio, se vai ser necessário fazer alguma ação de reaplicação e assim por diante. Com apoio desse tipo de ferramenta, bem como de controladores de pulverização, é possível reduzir o uso de agroquímicos e evitar desperdícios”, afirma o gerente da marca.

 

AVANÇOS E DESAFIOS

Desde o último ano em que a feira foi realizada, em 2018, o avanço no desenvolvimento de tecnologia e o aumento do interesse das empresas em soluções para alavancar a produtividade aumentou consideravelmente. Segundo Ronaldo, nesse intervalo surgiram novas soluções, muitas startups e as próprias empresas florestais evoluíram muito em termos de tecnologia. No entanto, alguns gaps tecnológicos ainda persistem, como a conectividade. “O Brasil tem um grande problema de estrutura de rede e esse é o principal desafio do mercado florestal. As outras soluções de transferências de dados são muito caras, já que as áreas florestais são muito grandes e dispersas, então não é possível instalar uma torre em cada local”, comenta.

Apesar disso, o país continua sendo uma grande referência na área para o resto do mundo, não só pela capacidade de produzir mais ocupando menos área (a produtividade do eucalipto atingiu seu maior nível desde 2014, chegando a 38,9 m³/ha/ano em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Árvores), mas também pelo modelo de gestão.

 

PREMIAÇÃO

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Embrapa Florestas e do Grupo Malinovski, premiou cinco empresas que participaram do 1º Prêmio Expoforest de Startups no Setor de Plantações Florestais. Na categoria geral foram premiadas a Quanticum pelo projeto “Terrus Floresta”; a Quiron Digital, com “Soluções data-driven Quiron Digital Mapper e Flareless”; e a Radaz, que elaborou um “Radar de sensoriamento remoto com três bandas (C, L e P) embarcado com drone”. Na categoria estudantes, foram reconhecidos os trabalhos das empresas Peephole, com a tecnologia “Peephone (Dani)”; e Smart Timber, com o “Smart Timber System”. O destaque Startup Mulher Florestal, por sua vez, ficou com a Radaz.

As tecnologias premiadas vão compor o portfólio “Forest Startup Conecta” e serão divulgadas amplamente para potenciais parceiros e clientes. Além disso, terão destaque nos eventos técnicos realizados. A iniciativa contribui para que soluções tecnológicas atendam demandas e viabilizem novos negócios no setor brasileiro de base florestal associado a árvores plantadas em monocultivos e em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), de forma a tornar as cadeias produtivas mais eficientes.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos