UniFEOB implanta usina de energia solar fotovoltaica em Fazenda-Escola

UniFEOB implanta usina de energia solar fotovoltaica em Fazenda-Escola

Em São João da Boa Vista, o UniFEOB (Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos) tem procurado se tornar cada vez mais sustentável, visando o equilíbrio entre a melhoria da qualidade de vida da sociedade e respeito aos limites ambientais do planeta. Diante disso, a instituição de ensino implantou uma usina de energia solar

Energia solar: painéis foram instalados na Fazenda-Escola do centro universitário (Divulgação/UniFEOB)

Em São João da Boa Vista, o UniFEOB (Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos) tem procurado se tornar cada vez mais sustentável, visando o equilíbrio entre a melhoria da qualidade de vida da sociedade e respeito aos limites ambientais do planeta. Diante disso, a instituição de ensino implantou uma usina de energia solar fotovoltaica na Fazenda-Escola.

Este sistema é uma fonte de energia renovável e limpa, que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade, através de placas solares que são capazes de absorver fótons (partículas luminosas) e liberar elétrons, gerando assim a corrente elétrica. Com 128 painéis, a energia solar irá suprir o consumo de toda a Fazenda-Escola, bem como do Campus I localizado na região central e na sede do Palmeiras Futebol Clube, que também é gerida pelo centro universitário.

 

METAS

De acordo com Ivan Luis Mançanares, gerente de patrimônio do UniFEOB, o principal objetivo é que a energia gerada atenda a demanda do sistema de irrigação – pivô central, salas de aulas, iluminação externa e estufa de culturas protegidas. Ao todo, a expectativa de produção do sistema, com capacidade projetada de 70,40 kWp e geração de 8.413 kwh/mês é que os valores obtidos com esta produção nos próximos 4 ou 5 anos sejam suficientes para quitar os investimentos. A partir disso, as áreas supridas terão uma redução de cerca de 90% dos valores nas contas de energia das instalações pelos próximos 20 anos. “Essa é a primeira etapa do projeto de geração de energia através de fonte renovável do UniFEOB. O objetivo é que, em um futuro próximo, todo o Campus Mantiqueira também seja suprido com usinas fotovoltaicas”, destacou.

 

SUSTENTABILIDADE

Além da energia fotovoltaica, há cinco anos o UniFEOB já iniciou o projeto de se tornar um centro universitário mais sustentável. A primeira fase foi a troca das calhas das luminárias nas salas de aulas, laboratórios e departamentos por calhas de alto rendimento, assim como a substituição das lâmpadas fluorescentes e de vapor de sódio, bem como todos os holofotes de lâmpadas de vapor de sódio por LED no Campus Mantiqueira e na Fazenda-Escola.

Além disso, o centro universitário oferece o serviço de análise da qualidade da água e a sua potabilidade. Este serviço é procurado por diferentes interessados, que vão desde produtores rurais, empresários do setor privado a até mesmo famílias que querem acompanhar a qualidade da água que estão fazendo uso.

 

MATAS CILIARES

Outro projeto em andamento visa a recuperação das matas ciliares do Rio da Prata, que atravessa a Fazenda-Escola. O processo será por meio da recomposição vegetal, com o plantio de espécies florestais do bioma local e vedação destas áreas com cercas. Este projeto está em fase de divulgação do edital de cotação e aquisição dos materiais necessários, além da contratação de empresa especializada na execução dos serviços de implantação.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos