Toca do Kaynã vence prêmio de turismo responsável

Toca do Kaynã vence prêmio de turismo responsável

A Toca do Kaynã, empresa de experiências sensoriais e gastronômicas dentro da pequena Fazenda Retiro Santo Antônio, em Santo Antônio do Jardim, foi uma das grandes vencedoras do prêmio de turismo responsável oferecido pela WTM Latin America, o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina. A cerimônia ocorreu no início

Vencedores: Jefferson Adorno e sua esposa Mariana Zibordi durante a premiação (Divulgação/Toca do Kaynã)

A Toca do Kaynã, empresa de experiências sensoriais e gastronômicas dentro da pequena Fazenda Retiro Santo Antônio, em Santo Antônio do Jardim, foi uma das grandes vencedoras do prêmio de turismo responsável oferecido pela WTM Latin America, o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina. A cerimônia ocorreu no início de abril, em São Paulo (SP).

Dentro da categoria “Melhores iniciativas para a conservação da natureza”, a Toca do Kaynã se destacou entre as 15 finalistas do Brasil e de outros países do continente, como Argentina, Chile, Equador e Colômbia. Com essa conquista, a empresa está credenciada a participar da premiação mundial na WTM Londres, programada para novembro.

Extremamente ligada à sustentabilidade, Kaynã é a marca dos produtos da fazenda como café especial, fubá de milho de moinho de pedra e mel silvestre. Suas embalagens são de papel certificado FSC e impressas com tinta não tóxica. Além disso, até 2022, a entrega dos produtos Kaynã em toda a Grande São Paulo era realizada de bicicleta ou veículos elétricos.

 

A FAZENDA

Responsável pela Fazenda Retiro Santo Antônio há mais de 20 anos, o produtor Jefferson Adorno e sua família se dedicam a transformá-la em um ambiente cada vez mais sustentável. Uma das primeiras ações foi o plantio de mais de 9 mil mudas de árvores nativas com a finalidade de proteger as sete nascentes e os 1,1 mil metros do córrego que atravessa a propriedade.

Desde 2007, a fazenda recebe crianças para a vivência da educação ambiental. Já escolas públicas ou projetos sociais são recebidos gratuitamente. São realizadas, ainda, diversas ações em prol das pessoas com deficiência visual, como turismo sensorial, braile nas embalagens e parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, por meio da doação de 1% do faturamento das vendas dos produtos Kaynã.

A sustentabilidade também está presente por todos os lados na Toca do Kaynã, desde as embalagens para viagem e os canudos, feitos de trigo; os copos descartáveis são à base de mandioca, sendo comestíveis e compostáveis. É também realizada captação da água da chuva utilizada para lavagem do piso e descarga nos banheiros e os produtos de limpeza são à base de óleos essenciais e biodegradáveis.

 

CAFÉ E FUBÁ

Na propriedade, os visitantes podem realizar o Tour do Café Especial e o Tour do Fubá de Moinho de Pedra, onde é apresentado o manejo sustentável adotado na rotina da fazenda e os turistas são provocados sutilmente a incorporar a sustentabilidade a suas rotinas, por exemplo, neutralizando suas emissões de CO2, como é feito na fazenda, por meio da compra de créditos de carbono. “Receber essa premiação é um gigantesco incentivo pra gente. A pauta da sustentabilidade vem ganhando destaque recentemente por conta do agravamento das mudanças climáticas, mas já estamos nessa jornada há mais de 20 anos. Para nós é uma filosofia de vida. Receber um prêmio de turismo responsável com a categoria de conservação da natureza, é como ganhar um Oscar”, destacou Adorno. “Nós, como pequenos produtores, não temos muitas ferramentas e recursos para divulgar o nosso trabalho. Até na comercialização temos muitas limitações. Com certeza essa visibilidade vai nos ajudar muito, pois são essas receitas dos visitantes da fazenda e das vendas dos produtos Kaynã que patrocinam as ações sustentáveis que realizamos no dia a dia. Quanto mais recursos tivermos, mais vamos conseguir alimentar o nosso projeto”, afirmou.

 

GESTÃO

Cliente do Sebrae-SP na região de São João da Boa Vista desde 2018, a Toca do Kaynã sempre buscou melhorias na gestão do negócio participando de diversas ações promovidas, como o Programa Sebrae de Turismo e Sebraetec, além de visitar feiras em outras cidades e estados. “Eles se preocupam muito com os detalhes, possuem um trabalho de gestão organizado desde as diretrizes com segurança alimentar, fichas técnicas dos produtos, boas práticas de manipulação de alimentos e funcionários capacitados”, comentou Rafael Trefilho, analista de negócios do Sebrae-SP. “Ficamos felizes em ver um cliente receber uma premiação de relevância internacional como essa, pois temos a certeza de que os resultados são concretos e que a nossa missão está sendo cumprida”, concluiu.

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