SP Coffee Festival conta com participação dos Cafés Vulcânicos

SP Coffee Festival conta com participação dos Cafés Vulcânicos

Diversos cafeicultores da Região Vulcânica do entorno de Poços de Caldas (MG) participaram recentemente do São Paulo Coffee Festival, demonstrando seus cafés especiais para compradores e público em geral. Realizado na Bienal, na capital paulista, o evento é considerado o principal festival do segmento e serviu mais de 80 mil cafés ao longo de sua

Importância: São Paulo Coffee Festival é considerado o principal evento do segmento (Divulgação/CCCMG)

Diversos cafeicultores da Região Vulcânica do entorno de Poços de Caldas (MG) participaram recentemente do São Paulo Coffee Festival, demonstrando seus cafés especiais para compradores e público em geral. Realizado na Bienal, na capital paulista, o evento é considerado o principal festival do segmento e serviu mais de 80 mil cafés ao longo de sua programação.

Os Cafés Vulcânicos estiveram expostos no stand do Sebrae-MG, denominado Origem de Minas, com demais expositores do estado. A região do Sul de Minas Gerais, já reconhecida pelo seu potencial de qualidade no país e também internacionalmente como produtora de cafés de excelência, teve destaque no stand. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas, Franco Martins, prestigiou o evento, destacando-o como uma grande oportunidade de contato com outros produtores do estado. “Mais uma vez o nome Poços de Caldas foi destaque, como referência na produção e comercialização de cafés de qualidade superior. Pudemos conferir também novas tecnologias para o setor e expositores de todo o país, como Rondônia e Amazonas”, ressaltou.

A Prefeitura de Poços, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), apoia a associação dos produtores de cafés vulcânicos por meio de realização de concursos de qualidade, e organização de eventos para a promoção e melhoramento da qualidade dos cafés produzidos na região.

 

CAFÉS VULCÂNICOS

A Região Vulcânica foi incluída no mapa de origens produtoras de café do Brasil pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O terroir é definido por uma área com canais vulcânicos extintos que caracteriza uma área de solo entre o sul de Minas Gerais e o nordeste do estado de São Paulo. Com cerca de 12 mil pequenos produtores cultivando o grão, o território é composto pelos municípios mineiros de Andradas, Ibitiúra de Minas, Caldas, Poços de Caldas, Bandeira do Sul, Campestre, Botelhos e Cabo Verde, e os municípios paulistas de Águas da Prata, São Sebastião da Grama, Divinolândia e Caconde.

Os cafés cultivados em solo vulcânico apresentam sabor característico de frutas amarelas, caramelo e chocolate, aroma de frutas amarelas e chocolate, corpo alto, com textura sedosa, acidez cítrica, brilhante e intensa, e finalização média e doce.

 

TRADIÇÃO

O São Paulo Coffee Festival é um evento organizado pela Revista Espresso/Café Editora em parceria com Allegra Eventos e que celebra a cultura do café especial na maior cidade da América Latina. Festival nascido em Londres, na Inglaterra, com mais de dez anos, marca presença em algumas cidades ao redor do mundo: Amsterdã (Holanda), Cidade do Cabo (África do Sul), Los Angeles (EUA), Milão (Itália), Nova Iorque (EUA) e Paris (França). Nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2024 acontecerá a terceira edição do evento em São Paulo.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos