Soleil Papa exporta mudas ‘in vitro’ de batata-semente para o Chile

Soleil Papa exporta mudas ‘in vitro’ de batata-semente para o Chile

Uma das pouquíssimas empresas a produzir batata-semente em mudas e minitubérculos no Brasil, a Soleil Papa recentemente exportou mudas ‘in vitro’ para a Nutraterra, companhia localizada em Valdivia, no Chile. Instalada junto ao Sítio Boa Vista, em Vargem Grande do Sul, a empresa foi fundada em 2010 pelo agrônomo e pesquisador Pedro Hayashi, o qual

Tecnologia: Soleil Papa é uma das poucas empresas a produzir batata-semente em mudas e minitubérculos no Brasil (Reprodução/Gazeta de Vargem Grande)

Uma das pouquíssimas empresas a produzir batata-semente em mudas e minitubérculos no Brasil, a Soleil Papa recentemente exportou mudas ‘in vitro’ para a Nutraterra, companhia localizada em Valdivia, no Chile. Instalada junto ao Sítio Boa Vista, em Vargem Grande do Sul, a empresa foi fundada em 2010 pelo agrônomo e pesquisador Pedro Hayashi, o qual tem como sócia a sua filha Erica Hayashi, engenheira agrônoma formada pela Unesp.

Em entrevista ao jornal Gazeta de Vargem Grande, Erica relatou que a exportação para a Nutraterra é fruto de um longo trabalho na área da bataticultura e também o reconhecimento que a empresa vargengrandense tem qualidade para vender em um mercado tão exigente como o chileno.

Atualmente, a Soleil Papa comercializa suas produções para bataticultores de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasília (DF) e até na Paraíba e outras localidades. Para se ter ideia, a empresa vargengrandense tem capacidade de produzir 5 milhões de mudas e 2,5 milhões de sementes em minitubérculos com certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

 

ANÁLISES

Localizada numa altitude de aproximadamente 1.000 metros, na Serra da Mantiqueira, o Sítio Boa Vista abriga o escritório, o laboratório e as estufas da Soleil Papa. Além de se adequar às normas do governo federal, a empresa também realiza um processo bem mais rígido de controle de qualidade e sanidade nos seus produtos.
De acordo com Pedro – que também é consultor e melhorista –, a empresa faz análises de viroses (as obrigatórias e não obrigatórias) e a renovação de jardim clonal. Além disso, a cada seis meses são verificadas as características genéticas das plantas (sendo que o Mapa exige a cada três anos), tudo para que as sementes comercializadas tenham a melhor segurança possível.

Outros procedimentos como o controle de entrada no laboratório, testes de produtos novos, tratamento de ozônio, são algumas das medidas tomadas e cumpridas pela equipe de onze funcionários que realiza o trabalho na Soleil Papa, visando a produção de batata-semente de alta qualidade.

 

VARIEDADES
A Soleil Papa trabalha com todas as variedades de batatas livres de patentes e também as protegidas com licenciamento das empresas. Dentre as variedades produzidas estão a Atlantic, Markies e Ágata, que são bem aceitas pelos bataticultores clientes da empresa, que usam tanto as mudas produzidas, como também os minitubérculos.

 

CENÁRIO PROMISSOR

Segundo Erica, a recente exportação para o Chile abre novas possibilidades para a Soleil Papa. Para realizar a venda, a agrônoma afirma que foram cinco meses de preparação para se adequar à todas as exigências requeridas pelos órgãos brasileiros responsáveis e também do Chile. “É um trabalho inédito na bataticultura brasileira, uma vez que o Brasil é um grande importador de sementes e, até então, não tínhamos conhecimento de exportação de sementes/mudas de batata brasileira para outros países”, afirmou.

 

MAIOR SEGURANÇA
Reconhecido pelo trabalho que realiza na área de pesquisa em batata, Pedro comentou que a batata-semente nacional produzida pela Soleil Papa tem uma segurança maior em relação à sanidade de muitas sementes importadas, que podem trazer doenças e pragas exóticas, encarecendo a produção e mesmo inviabilizando seu plantio no Brasil.
Vale destacar que, em prol da ciência, a empresa doa materiais para as pesquisas de melhoramento genético da batata para instituições como a Embrapa, a Unesp, a USP e o Instituto Biológico de São Paulo, dentre outras mais. (Fonte: Gazeta de Vargem Grande)

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos