SAA reúne Câmara Setorial do Café no Mirante de Caconde

SAA reúne Câmara Setorial do Café no Mirante de Caconde

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) promoveu em março um encontro em Caconde com integrantes da Câmara Setorial do Café, do setor produtivo e autoridades, para tratar de temas de interesse à cadeia cafeeira. A reunião ocorreu no mirante, um dos pontos turísticos da cidade. À 1.195 metros de altura, o local proporciona uma

Discurso: Junqueira reforçou a necessidade de criar a cultura de preservação e a obrigação do Estado de reconhecer quem preserva (Divulgação/SAA)

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) promoveu em março um encontro em Caconde com integrantes da Câmara Setorial do Café, do setor produtivo e autoridades, para tratar de temas de interesse à cadeia cafeeira. A reunião ocorreu no mirante, um dos pontos turísticos da cidade. À 1.195 metros de altura, o local proporciona uma vista 360º da região, sendo possível observar as montanhas repletas de cafezais e a represa do município.

Na ocasião, os participantes conheceram as regras da 22ª edição do Concurso Estadual da Qualidade e Sustentabilidade do Café Paulista. A programação ainda contou com apresentação sobre o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), além de conversas sobre as principais demandas recentes do setor.

O secretário de Agricultura, Antonio Junqueira, esteve presente no evento, acompanhado do coordenador da assessoria técnica da Pasta, Alberto Amorim. Também participaram do encontro o coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos de Faria Junior; o coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Alexandre Grassi e o diretor executivo do Feap, Francisco Martins.

 

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Durante a reunião, Junqueira saudou os presentes e reforçou a necessidade do aceite do Cadastro Ambiental Rural (CAR) por parte dos produtores da região, solicitando que a Prefeitura de Caconde utilize de sua capilaridade para que os números da regularização paulista cresçam ainda mais. Além disso, ele ainda comentou sobre o Pagamento por Serviços Ambientais Prestados (PSA). “Esse é um mecanismo financeiro para remunerar produtores pelos serviços ambientais prestados e que geram benefícios para toda a sociedade”, explicou.

Sobre a agenda da SAA, o secretário reforçou a necessidade de criar a cultura de preservação e a obrigação do Estado de reconhecer quem preserva.

 

TURISMO

Para Junqueira, a região merece um trabalho em conjunto com as Secretarias do governo estadual para tornar Caconde, que já é um polo agrícola, em um centro turístico e cultural do Estado de São Paulo.

Durante a programação, o prefeito de Caconde, João Filipe Basilli (PSDB), agradeceu à SAA pelo empenho no desenvolvimento da cadeia do café na região e em todo território paulista. “Agradeço o que já foi feito, mas me sinto ainda mais agraciado pelo que está por vir, por meio da Secretaria e de nosso secretário Antonio Junqueira”, destacou.

 

CULTURA TRADICIONAL

Neto de italianos, o produtor de café Aristeu Pereira Machado está na região do Mirante de Caconde desde os primórdios da imigração da sua família. Na época, eles mudaram-se para a divisa do município com Divinolândia com a intenção do cultivo do café. “As montanhas são lugares ideais para café, por ter proteção das geadas”, explicou o agricultor.

Produzindo cafés especiais que vão para diversas regiões do Brasil, Aristeu destaca que o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado tem contribuído significativamente com a cafeicultura e outras culturas centenárias.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos