Minivacas são o atrativo do Sítio Sertão Grande

Minivacas são o atrativo do Sítio Sertão Grande

No Sítio Sertão Grande, situado no meio do conjunto de chácaras localizadas no Chico Capuano, perto do bairro Carlos Cassucci, em São José do Rio Pardo, o casal Luis Henrique Mantovani, 63 anos, e Eidy de Souza, 40 anos, tem uma atração que chama a atenção de todos que passam ao lado da propriedade: as

No Sítio Sertão Grande, situado no meio do conjunto de chácaras localizadas no Chico Capuano, perto do bairro Carlos Cassucci, em São José do Rio Pardo, o casal Luis Henrique Mantovani, 63 anos, e Eidy de Souza, 40 anos, tem uma atração que chama a atenção de todos que passam ao lado da propriedade: as minivacas.

São apenas três vaquinhas, mas não há como não parar ao lado da cerca que faz divisa da propriedade com a estrada para observá-las. Uma delas, inclusive, está para ter um bezerrinho por esses dias.

Luis Henrique conta que, antes de adquirir os exemplares, tinha vacas comuns, chegando a ter 16 cabeças para uma área de apenas 3 mil metros quadrados. O espaço pequeno demandava um trato alimentar em curral que ficava caro para mantê-las, pois apenas a pastagem natural não era suficiente.

Foi então que ele decidiu vender todo o gado e comprar a primeira minivaca. Gostou tanto que, pouco tempo depois, comprou a segunda e a terceira, gastando no total R$ 6 mil. Elas têm, respectivamente, 5 anos, 2 anos e 1 ano de vida. Eidy diz que eles não pagaram caro porque os animais foram comprados de pessoas conhecidas e por preços relativamente inferiores aos praticados nesse tipo exótico de mercado.

“Dizem que as vaquinhas desse porte valem bem mais, dependendo da raça e da condição em que elas estejam”, comentou o casal, acrescentando que elas são extremamente dóceis e fáceis de lidar. “Comem alimentação igual às vacas normais: capim picado, quirela de milho e sal proteinado”, acrescentou Luis.

Dedicação: Luis exibe as minivacas que cria em sua propriedade (Reprodução/Gazeta do Rio Pardo)

Produção de leite

Há minivacas que dão de 10 a 12 litros de leite por dia, mas isso geralmente ocorre quando elas têm bezerros novos e a produção do leite aumenta. Isso está para ocorrer com a minivaca maior dentre as três – que já é de um porte mais alto que as demais e até o fechamento desta edição estava para parir seu primeiro bezerro.

Luis e Eidy, porém, estavam preocupados, no dia da reportagem, com uma das vaquinhas menores, que passou recentemente por uma delicada cirurgia por conta de uma doença e levou mais de 300 pontos. Ela estava sem comer e só tomava água, causando apreensão no casal.

 

Cuidado e amor

Em relação às vacinas, Luis diz que as minivacas necessitam dos mesmos cuidados que as vacas comuns, principalmente contra a aftosa. E esse detalhe nunca é esquecido por ele.

Perguntado se ele as está criando para vender, ele respondeu: “Há muitos que já se ofereceram para comprar uma ou outra, inclusive pagando bem mais do que eu paguei, mas a intenção é aumentar o número delas. A gente pega amor nesses bichinhos”, concluiu. (Fonte: Eduardo Eron/Gazeta do Rio Pardo)

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos