Linha de crédito estimula investimentos na piscicultura

Linha de crédito estimula investimentos na piscicultura

As lideranças da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) conheceram de perto o trabalho desenvolvido pela Colpani Pescados, empresa localizada em Mococa e que é referência na produção de peixe-panga e tilápia. Em passagem pelo município na segunda-feira (3), o secretário Antonio Junqueira e o secretário executivo Marcos Renato Böttcher estiveram na sede do empreendimento

Piscicultura: Colpani Pescados é conhecida pela produção de peixe-panga e tilápia (Divulgação/SAA)

As lideranças da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) conheceram de perto o trabalho desenvolvido pela Colpani Pescados, empresa localizada em Mococa e que é referência na produção de peixe-panga e tilápia. Em passagem pelo município na segunda-feira (3), o secretário Antonio Junqueira e o secretário executivo Marcos Renato Böttcher estiveram na sede do empreendimento e ficaram surpresos com o trabalho desenvolvido. “O que estamos vendo aqui vai mudar vidas na agricultura, principalmente dos pequeno e médio produtores”, afirmou Junqueira.

A piscicultura vem ganhando espaço cada vez maior como atividade econômica geradora de renda e emprego em todo o Brasil e, particularmente, no Estado de São Paulo. De acordo com dados da SAA, 62.873 toneladas são produzidas anualmente no âmbito paulista, sendo responsáveis por uma grande movimentação financeira.

Diante deste mercado promissor, o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) tem um limite desta linha de financiamento para piscicultura de até R$ 200 mil por beneficiário. A taxa de juros é de 3% ao ano, podendo ser reduzida a 2,25% ao ano. O prazo é de até 84 meses com carência de até 24 meses.

 

TRAJETÓRIA

O diretor da empresa, Martinho Carlos Colpani Filho, começou a trabalhar aos 14 anos como tratorista na lavoura de algodão junto com o pai. Com a crise na colheita, eles viram na piscicultura uma oportunidade para sustentar a família. “Começamos como alternativa e, na hora da venda, o quilo do peixe valia mais que 15 quilos de algodão!”, recordou. “Organizamos a família em torno da cadeia produtiva do peixe e buscamos o crescimento. Através de pesquisas e estudos, conseguimos chegar até aqui”, destacou o empresário.

Para Martinho, o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é essencial para que a empresa consiga levar sua produção aos consumidores e mercados de todo Estado.

 

EXPOAM

Durante a agenda no município, Junqueira ainda participou da cerimônia de abertura da Expoam (Exposição Agropecuária de Mococa), onde foi apresentado o Circuito Agro, organizado pelo Banco do Brasil e que objetiva oferecer iniciativas e bons negócios aos produtores rurais. A instituição financeira realizará o Circuito de Negócios Agro 2023, evento itinerante com cinco agências móveis em carretas, que irão passar por centenas de cidades em todo o país.

A solenidade contou com a participação do prefeito de Mococa, Eduardo Barison (PSD); o presidente da Câmara Municipal, Guilherme Gomes (PSDB); o presidente da Expoam e do Sindicato Rural, Americo Pereira Lima; o superintendente do Banco do Brasil, Everton Luís Kapfenberger; o secretário executivo do Feap, Francisco Martins; o diretor regional de pesquisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Paulo Galo; o presidente do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), Mário Limberger; o pesquisador e assessor técnico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Luiz Ayroza; o diretor da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da unidade regional São João da Boa Vista, Daniel Beluti; o assessor institucional do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), Valdir Raupp de Matos; além de autoridades e lideranças locais e também da região.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos