Holandeses desenvolvem robô para o plantio de batata

Holandeses desenvolvem robô para o plantio de batata

Um robô, batizado Agrointeli Robotti, substituiu maquinários e mão de obra humana para o plantio de batata. Durante uma demonstração, o equipamento foi capaz de puxar uma plantadeira de 2,4 toneladas e quatro linhas de forma totalmente autônoma, ou seja, sem operadores. O teste foi parte da pesquisa em robótica da Universidade de Wageningen, da

Um robô, batizado Agrointeli Robotti, substituiu maquinários e mão de obra humana para o plantio de batata. Durante uma demonstração, o equipamento foi capaz de puxar uma plantadeira de 2,4 toneladas e quatro linhas de forma totalmente autônoma, ou seja, sem operadores.

O teste foi parte da pesquisa em robótica da Universidade de Wageningen, da Holanda. O objetivo deste experimento é descobrir se os tubérculos podem ser cultivados de forma mais eficiente com máquinas menos pesadas por meio do uso de softwares, robôs e RTK GPS.

 

DESEMPENHO

O Robotti conseguiu puxar a plantadeira parcialmente cheia, contudo, teve alguma dificuldade em fazer o equipamento se mover quando parado. Em entrevista ao site Future Farming, o especialista em robôs da Universidade de Wageningen, Bram Veldhuisen, disse que o equipamento possui dois motores a diesel Kubota. Um motor de 75 HP é para propulsão e o outro motor de 75 HP é para o sistema hidráulico externo.

Parte do terreno de demonstração da feira PotatoEurope – que teve sua data adiada devido à pandemia – foi reservada este teste, perto da cidade de Lelystad. Além do plantio, o Robotti também foi desenvolvido para colher as batatas.

 

A FEIRA

PotatoEurope é um evento internacional dedicado exclusivamente à cadeia da batata. A feira acontece todos os anos em um dos quatro países parceiros: Alemanha, Bélgica, França e Holanda. Entre os atrativos está a robótica agrícola, a qual já oferece soluções para diversas culturas, desde a fruticultura até grãos e inclusive produção animal.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos