Festa da Batata marcou a história de Vargem Grande do Sul

Festa da Batata marcou a história de Vargem Grande do Sul

Criada em 1986, festividade surgiu com o propósito de projetar o agronegócio vargengrandense e se tornou um dos maiores eventos do gênero na região   Ao longo de muitos anos, Vargem Grande do Sul ficou conhecida pela Festa da Batata. Criado nos anos 80, o evento reunia shows com artistas consagrados, feira agropecuária, rodeio e

Criada em 1986, festividade surgiu com o propósito de projetar o agronegócio vargengrandense e se tornou um dos maiores eventos do gênero na região

 

Ao longo de muitos anos, Vargem Grande do Sul ficou conhecida pela Festa da Batata. Criado nos anos 80, o evento reunia shows com artistas consagrados, feira agropecuária, rodeio e outras provas de laço, além de contar com uma ampla praça de alimentação com pratos típicos à base de batata. Atraindo grande público em suas edições, a festividade era uma das maiores e mais esperadas da região.

Entusiastas: Romeu Vidali e o prefeito Alfeu Rodrigues do Patrocínio (Reprodução/Gazeta de Vargem Grande)

A primeira edição da Festa da Batata foi realizada em 1986, no Centro Poliesportivo “Ricardo do Patrocínio Rodrigues”, na Vila Santa Terezinha, durante a gestão do prefeito Alfeu Rodrigues do Patrocínio. O evento foi idealizado por Celso Luís Ribeiro, na época assessor da administração municipal e também presidente da Comissão de Turismo e Cultura, juntamente com o empresário José Luiz Morandim, que representava a Associação Comercial e Industrial (ACI). Também contribuiu para a criação da festividade, o cerealista Romeu Vidali, representante dos comerciantes e produtores do tubérculo.

Arte: cartazes do evento eram produzidos pelo artista plástico Jack Ronc (Reprodução/Gazeta de Vargem Grande)

Promovida em setembro, a Festa da Batata fazia parte da programação de aniversário de Vargem Grande do Sul e começou a projetar o nome do município em toda a região. Devido ao sucesso da primeira edição, o evento passou a ser realizado no Recinto de Exposições “Christiano Dutra do Nascimento” a partir de 1987. Nesta época, a festividade já contava com um nome de peso nas suas divulgações: o publicitário e artista plástico vargengrandense Jack Ronc. Conhecido internacionalmente por seus trabalhos, ele foi o responsável pela criação das artes dos cartazes da festa por muitos anos.

A segunda edição da Festa da Batata contou com shows de Mato Grosso e Mathias, Jair Rodrigues, Gretchen, Perla, Sula Miranda, João Mineiro e Marciano, Roberta Miranda, entre outros artistas. Vale destacar ainda a Exposição Comercial e Industrial, organizada pela ACI e que fazia parte da programação.

 

Leilão de gado e grandes shows marcaram edições 

Atrativo: exposição e leilão de animais foram destaque em 1988 (Reprodução/Gazeta de Vargem Grande)

Festa da Batata parou de ser realizada em 1998 após incidente em show. Evento foi retomado em 2009, voltando a se tornar sucesso de público

Em 1988, a terceira edição da Festa da Batata ocorreu entre 1º e 10 de outubro e ganhou mais um atrativo: a I Expo-Vargem (Exposição e Leilão de Animais Selecionados). O evento foi um sucesso e contou com a participação de vários pecuaristas e até do então deputado estadual Nelson Nicolau. Natural de São João da Boa Vista, ele foi secretário da Agricultura e Abastecimento entre 1983 e 1986, sendo responsável por autorizar a construção do Recinto de Exposições “Christiano Dutra do Nascimento” neste período.

Ao longo desses anos, a Festa da Batata trouxe nomes consagrados da música sertaneja, como Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, Daniel, por exemplo, além de artistas que estavam no auge da carreira, como Gabriel o pensador, Gera Samba, Banda Eva, liderada por Ivete Sangalo, entre muitas outras atrações. Por ser um evento de grande porte, a Festa da Batata contribuía para a economia da cidade, pois gerava empregos e atraia visitantes de diversos municípios da região.

No entanto, o evento terminou após um ‘incidente’ ocorrido em 1998, quando o pagamento de uma das atrações – na época era o grupo Titãs – não foi realizado e o show cancelado. Vários fãs enfurecidos quebraram a bilheteria do Recinto de Exposições. O fato teve repercussão nacional e a festividade parou de ser realizada.

 

RETOMADA

Pré-Festa da Batata: evento foi realizado em 2009 (Arquivo/Prefeitura de V. Gde. Sul)

Anos mais tarde, a Festa da Batata começou a ser reeditada. Em 2009, o prefeito Amarildo Duzi Moraes criou um projeto de lei, incluindo o evento no calendário cultural da cidade e instituindo que ocorresse na segunda quinzena de julho – período próximo à tradicional Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana.

Na época, criou-se uma comissão organizadora e foi organizada a Pré-festa da Batata, com a apresentação do grupo Karametade, a dupla Felipe e Falcão, além do cantor Juliano Cezar.  Já em 2010, a Festa da Batata foi retomada e trouxe

Retomada: evento voltou com força total em 2010 (Arquivo/Prefeitura de V. Gde. Sul)

como atrações as duplas João Neto e Frederico, Rio Negro e Solimões, Teodoro e Sampaio, além da cantora Daniela Mercury.

Aos poucos, o evento renascia e voltava a projetar a cidade na região, trazendo shows com Zé Henrique e Gabriel, César Menotti e Fabiano, Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, Luan Santana, Chitãozinho e Xororó, entre outros nomes, além de rodeio e provas na arena, praça de alimentação e diversos expositores.

 

Reformulada, Festa da Batata ganhou atrativos e trouxe novidades

Sucesso: Festa da Batata reunia grande público em suas edições (Arquivo/Narciso de Paula)

Artistas consagrados, provas da Liga Nacional de Rodeio, área vip e programação especial após os shows marcaram nova fase

A partir de 2013, a Festa da Batata foi reformulada e ganhou uma nova estrutura. Durante a gestão do prefeito Celso Itaroti, o evento foi ampliado, buscando oferecer ainda mais atrativos para o público. Além das exposições tradicionais, a festividade passou a ter área vip e uma programação especial após os shows principais – as atrações musicais se apresentavam simultaneamente, tanto para quem estava no camarote, como também para as pessoas que estavam na praça de alimentação.

Entre as atrações musicais estavam Michel Teló, Bruno e Marrone, João Bosco e Vinicius, Eduardo Costa, Daniel, Oficina G3, Oba Oba Samba House, MC Guimê, Gusttavo Lima, Guilherme e Santiago, entre outros artistas.

 

MUDANÇAS

Arena: provas de montaria faziam parte da programação (Arquivo/Narciso de Paula)

Como a Festa da Batata ocorria no final de julho – em um período de extremo frio – e ainda competia com três eventos grandes na região – como a Eapic, a Expoagro Guaxupé e a Festa do Vinho de Andradas –, em 2015, a organização mudou a data de sua realização para setembro, junto com a programação de aniversário de Vargem, como ocorria no passado.

Além disso, a festividade passou a ser organizada em prol de instituições locais, contando com o apoio da Prefeitura e a produção da Viola Show, empresa conhecida pelos eventos que promove no circuito sertanejo. A festa ainda recebeu a Liga Nacional de Rodeio (LNR), passando a sediar a etapa do Circuito Barretos de Rodeio. Pedro Paulo e Alex, Munhoz e Mariano, Bruninho e Davi, Trio do Brasil, Maiara e Maraisa, Zé Neto e Cristiano estiveram entre as atrações musicais deste período.

 

CONTINUIDADE

Em 2017, o prefeito Amarildo deu continuidade a Festa da Batata com este tipo de estrutura, mantendo a organização pelas instituições locais com a produção da Viola Show. Além do rodeio e provas na arena, o público pode conferir os shows de Jads e Jadson, Gusttavo Lima, Gustavo Mioto, além de Matheus e Kauan.

 

ÚLTIMA EDIÇÃO

Já em 2018, uma outra empresa passou a realizar a produção do evento, que contou com as apresentações de César Menotti e Fabiano, Jefferson Moraes, João Bosco e Vinicius, DJ Dennis, Fernando e Sorocaba e outros artistas. Esta foi a última edição realizada.

Como as empresas que organizaram a festividade entre 2017 e 2018 tiveram prejuízo, a Festa da Batata não ocorreu em 2019. Diante disso, a administração municipal estudava a possibilidade de realizá-la em 2020, com uma comissão organizadora para viabilizar o evento, o que não foi possível devido à pandemia.

 

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos