Café produzido em Divinolândia está entre os melhores do Estado de São Paulo

Café produzido em Divinolândia está entre os melhores do Estado de São Paulo

A comissão organizadora do 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira – divulgou a relação dos lotes finalistas. De acordo com o regulamento, as notas são compostas pela pontuação obtida na avaliação técnica (80%) e no quesito sustentabilidade (20%). Ao todo são 11 finalistas, sendo quatro na

A comissão organizadora do 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira – divulgou a relação dos lotes finalistas. De acordo com o regulamento, as notas são compostas pela pontuação obtida na avaliação técnica (80%) e no quesito sustentabilidade (20%). Ao todo são 11 finalistas, sendo quatro na categoria Café Natural, quatro na categoria Cereja Descascado, dois na categoria Microlote (de apenas duas sacas, não importando a forma de preparo) e um Nano lote.

O campeão foi o produtor Carlos Rovilson Penna, de Divinolândia (SP), com a nota 8,55, na categoria Cafés Naturais. Um destaque, foi na categoria Nano Lote – que não concorre com as demais –, o produtor Claudinei Junqueira, também de Divinolândia, com a nota de 8,59.

Na edição deste ano, foram inscritos por cooperativas e associações de produtores 69 lotes, de oito regiões produtoras. As amostras de todos os lotes foram avaliadas por um júri técnico no dia 28 de outubro, na Sala de Classificação e Degustação da Associação Comercial de Santos (ACS).

 

Júri

Os classificadores e especialistas que integram o júri foram indicados por instituições apoiadoras do concurso, com a coordenação dos trabalhos realizada por Nathan Herszkowicz, presidente executivo do Sindicafé-SP (Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo). São eles: Camila Arcanjo, do GAC (Grupo de Avaliação de Café) do Sindicafé-SP; Alouisio Aparecido Lusvaldi Barca, do Museu do Café; Clóvis Venâncio de Jesus, da Associação Comercial de Santos; Cristina Saraiva Deolindo, do Cecafé, e Kwong Joork Yeung, da Câmara Setorial de Café.

 

Concurso pioneiro

Herszkowicz destaca que este concurso é pioneiro e o mais antigo do Brasil, sendo responsável por unir produtores, indústrias, cafeterias, varejo e consumidores. De acordo com ele, o evento é uma grande oportunidade de mostrar a excelente qualidade dos cafés de São Paulo, dando a chance dos apreciadores da bebida degustarem o que há de melhor na produção estadual.

Para o recém empossado presidente da Câmara Setorial do Café, Ademar Pereira, da cidade de Caconde (SP), a iniciativa do concurso é de extrema relevância e terá continuidade nos próximos anos, dando o merecido destaque aos produtores que se empenham em produzir cafés de altíssima qualidade.

 

Organização

O 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira – é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da Codeagro (Coordenadoria de Agronegócios), contando com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo, da Associação Comercial de Santos e do Museu do Café.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos