Café: chuvas irregulares e temperatura acima da média marcam período

Café: chuvas irregulares e temperatura acima da média marcam período

O Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) constatou chuvas irregulares e temperatura acima da média histórica nos municípios que são monitorados pela instituição. A avaliação foi realizada durante o mês de março deste ano. De acordo com a análise, as chuvas neste mês foram irregulares, assim como em fevereiro. No

Cafeicultura: deficiência hídrica moderada não é prejudicial e pode contribuir para a manutenção da qualidade de bebida (Reprodução)

O Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) constatou chuvas irregulares e temperatura acima da média histórica nos municípios que são monitorados pela instituição. A avaliação foi realizada durante o mês de março deste ano.

De acordo com a análise, as chuvas neste mês foram irregulares, assim como em fevereiro. No Cerrado Mineiro, o volume acumulado ficou abaixo de 70 mm nos municípios de Coromandel, Monte Carmelo, Rio Paranaíba e Serra do Salitre. Já o maior volume registrado de chuva, na área de acompanhamento da Cooxupé, foi de 239,6 mm em São Pedro da União. O menor volume foi em Rio Paranaíba, com 43,8 mm.

 

EXCEDENTE HÍDRICO

Apesar de um menor volume de chuva, todos os municípios analisados registraram excedente hídrico, com exceção a Rio Paranaíba. O excedente hídrico corresponde ao volume de água que não infiltrou e escorreu pela superfície do solo, indo infiltrar em outro local ou abastecendo algum curso d’água.

 

DÉFICIT HÍDRICO

Por outro lado, Rio Paranaíba apresentou 24,8 mm de déficit hídrico, que é um indicador da restrição de água que os cafeeiros foram submetidos. Portanto, o déficit hídrico associado às altas temperaturas na fase de granação dos frutos, principalmente em solos de textura arenosa, podem apresentar alguns comprometimentos no desenvolvimento do cafeeiro. Assim, a Cooxupé recomenda o acompanhamento das lavouras para evitar surpresas desagradáveis durante o beneficiamento.

 

TEMPERATURAS

Guaxupé (MG) e São José do Rio Pardo registraram a maior temperatura (33,4°C), enquanto que a mínima foi em São Pedro da União (14,4°C).

 

MATURAÇÃO DOS FRUTOS

Ainda de acordo com o Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, a partir de abril teve início a fase de maturação dos frutos. Durante este período, a deficiência hídrica moderada não é prejudicial e pode contribuir para a manutenção da qualidade de bebida.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos