Romaria dos Cavaleiros é cancelada em Vargem Grande do Sul

Romaria dos Cavaleiros é cancelada em Vargem Grande do Sul

Considerada uma das festividades religiosas mais tradicionais de Vargem Grande do Sul, a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana não ocorrerá este ano. Realizado no último domingo de julho em homenagem à padroeira da cidade, o desfile chegaria à sua 46ª edição, porém, teve que ser cancelado devido a pandemia do novo coronavírus. A Romaria dos

Considerada uma das festividades religiosas mais tradicionais de Vargem Grande do Sul, a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana não ocorrerá este ano. Realizado no último domingo de julho em homenagem à padroeira da cidade, o desfile chegaria à sua 46ª edição, porém, teve que ser cancelado devido a pandemia do novo coronavírus.

A Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana teve sua origem em 1974, quando a padroeira ganhou uma comemoração especial: uma Procissão Montada. O cortejo começou de forma ‘tímida’, saindo da Praça de Santo Antônio, com a presença de vários cavaleiros que se estenderam por alguns metros. Eram cerca de 600 pessoas, sendo a maioria do próprio município, enquanto que outros eram de cidades vizinhas como São João da Boa Vista, Casa Branca, São José do Rio Pardo e São Sebastião da Grama.

Abrindo a procissão montada, os cavaleiros conduziam o estandarte de Sant’Ana e as bandeiras do município, do estado de São Paulo e do Brasil. O padre Celestino C. Garcia e o monsenhor Davi, de São João da Boa Vista, davam as bênçãos aos romeiros e acompanhavam o cortejo por todo o seu percurso entoando orações e bendizeres.

No ano seguinte, o número de participantes aumentou para mais de mil cavaleiros. Atualmente a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana é considerada uma das maiores do Brasil, atraindo romeiros e comitivas de várias cidades. Além dos cavaleiros e amazonas, o desfile conta com a presença de carros de boi, charretes, tropas de mulas e até búfalos montados, atraindo um grande público durante todo o percurso.

 

Baile da Rainha do Peão

Diante do risco de transmissão do novo coronavírus, a realização do tradicional Baile da Rainha do Peão também não ocorreu este ano. Realizado em junho, o evento faz parte da programação festiva da cidade, sendo marcado pelo desfile que elege a rainha e as princesas do peão. Além de serem premiadas, as ganhadoras também participam da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana e da Festa da Batata.

 

Festa da Batata

Diante da pandemia do novo coronavírus, a realização da Festa da Batata torna-se improvável, uma vez que causaria aglomerações e aumentaria o risco de propagação da doença.

Promovido em setembro, junto às comemorações de aniversário da cidade, o evento é marcada por rodeio, provas de montaria e shows, atraindo um pessoas de toda a região no Recinto de Exposições Christiano Dutra do Nascimento.

 

Na região

Considerada uma das maiores festividades da região, a Eapic (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de São João da Boa Vista) foi suspensa devido a pandemia. O evento seria realizado na primeira quinzena de julho e até já algumas atrações confirmadas, como a cantora Marília Mendonça e a dupla Jorge e Mateus. Até o momento, a organização não confirmou se a festividade será prorrogada e realizada ainda este ano ou se voltará apenas em 2021.

Em Guaxupé (MG), a Expoagro também estava programada para julho e acabou sendo adiada para uma data ainda não definida. Em pronunciamento à imprensa, a organização relatou que há a possibilidade da programação ser realizada no segundo semestre, caso a situação sanitária melhore.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos