Projeto Caminho das Águas foca na sustentabilidade

Projeto Caminho das Águas foca na sustentabilidade

Caconde fica em uma região cafeeira que vem recebendo atenção turística nos últimos tempos, principalmente por conta de suas belezas naturais, marcada por rios, represas e cachoeiras. Entretanto, a zona rural do município, onde estão localizados grande parte dos atrativos turísticos, enfrenta problemas relacionados a falta de saneamento, contaminação por utilização de agrotóxicos, perda de

Caminho das Águas: lançamento do projeto foi marcado por um encontro promovido na Vila Vicente (Divulgação)

Caconde fica em uma região cafeeira que vem recebendo atenção turística nos últimos tempos, principalmente por conta de suas belezas naturais, marcada por rios, represas e cachoeiras. Entretanto, a zona rural do município, onde estão localizados grande parte dos atrativos turísticos, enfrenta problemas relacionados a falta de saneamento, contaminação por utilização de agrotóxicos, perda de solo por processos erosivos, queimadas e eventos extremos – como geadas e períodos de escassez hídrica – que afetam a produtividade das culturas. Diante deste cenário surge o projeto Caminho das Águas, uma iniciativa que propõe uma série de atividades de Educação Ambiental realizadas na zona rural, mais especificamente no Vale Alto Alegre, na divisa com Divinolândia. A ideia é sensibilizar os moradores em relação aos impactos decorrentes da ocupação do solo e as consequências nos recursos naturais.

 

O PROJETO

Conscientização: projeto promoveu oficina sobre manejo de resíduos sólidos e os cuidados que se deve ter com as embalagens de agrotóxicos (Divulgação)

A proposta pedagógica do Caminho das Águas está estruturada em dois ciclos de atividades. O primeiro tem enfoque na bacia hidrográfica e nas técnicas de conservação e manejo do solo, enquanto que o segundo em saneamento ambiental. O cronograma conta com a realização de 10 atividades, com a estimativa de 30 participantes em cada uma – o que abrangerá 300 pessoas no total. A proposta ainda prevê a instalação de sete tecnologias sociais que serão instaladas em propriedades selecionadas: fonte modelo Caxambu, sistema agroflorestal, sistema de filtração para água de consumo, cisterna, sistema de compostagem, fossa séptica biodigestora modelo Embrapa e vermifiltro.

Com essas ações, busca-se ampliar o acesso à informação a partir de tecnologias sociais simples e replicáveis que auxiliam na resolução dos problemas locais. Paralelo a isso, o projeto ainda incentivará a formação de um grupo comunitário ao longo das atividades, com o intuito de organizar as principais necessidades da região. Dessa forma, após um ano de execução do o Caminho das Águas, uma Audiência Pública será realizada para apresentar as demandas aos representantes públicos.

 

ATIVIDADES PROMOVIDAS

Sustentabilidade: com o apoio da Cati, projeto já realizou a instalação de duas fontes modelo Caxambu; sistema tem baixo custo e tem grande eficiência na proteção de nascentes (Divulgação)

O lançamento do Caminho das Águas ocorreu em 31 de agosto em um encontro promovido na Vila Vicente, na Serra dos Ciganos. Na ocasião foi feita a apresentação do projeto e explicações sobre as tecnologias sociais a serem implantadas.

No dia 14 de setembro, a equipe do projeto promoveu um passeio para mostrar aos participantes o caminho que a água faz desde a nascente, passando pela represa de captação até chegar à Estação de Tratamento.

Já no dia 12 de novembro, o Caminho das Águas promoveu uma oficina sobre as fontes modelo Caxambu. A capacitação foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Osmar Mosca, técnico da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). Na ocasião, duas fontes foram instaladas, mostrando na prática como esse sistema tem baixo custo, é de fácil implantação e tem grande eficiência na proteção de nascentes.

As atividades do projeto prosseguiram no dia 23 de novembro, com uma oficina sobre o manejo de resíduos sólidos no meio rural. Foram esclarecidas dúvidas a respeito dos vários tipos de resíduos –

domésticos e agrícolas – e o modo correto de descartá-los. Ainda foi explicado sobre a logística reversa e a importância da tríplice lavagem das embalagens de agrotóxicos e insumos químicos. Neste evento foi iniciada a elaboração de uma carta com propostas de melhorias, a qual será entregue aos representantes do Poder Público local em 2025, durante a última atividade do projeto.

 

PRÓXIMA OFICINA

A agrofloresta é mais do que apenas plantar árvores e culturas juntas. É sobre criar um sistema vivo e regenerativo, que trabalha com a natureza e não contra ela. Seguindo essa perspectiva, o Caminho das Águas promoveu uma oficina de Sistema Agroflorestal (SAF) entre os dias 13 e 14 de dezembro no Sítio Terras de Marieta. O objetivo desta capacitação foi mostrar os benefícios que essa prática agrícola pode proporcionar, como a melhoria da fertilidade no solo, a diversidade de espécies, o controle natural de pragas, a variedade de frutas e alimentos que podem ser produzidos em uma mesma área, entre outras vantagens. A

 

PARCERIAS

O Caminho das Águas tem parceria com a Embrapa Instrumentação de São Carlos (SP) que irá oferecer uma oficina da fossa séptica biodigestora e jardim filtrante. A capacitação será ministrada por um pesquisador da instituição.

O projeto também tem o apoio do Instituto Vivarta, uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em São Paulo (SP) e que atua no desenvolvimento econômico, comunitário e social. A parceria ocorre por meio do auxílio na mobilização com os moradores do Vale Alto Alegre e na aquisição de materiais para a implementação das tecnologias sociais. A FAF Coffees, exportadora de cafés especiais, também auxilia a iniciativa, contribuindo com mudas para o sistema agroflorestal e na aquisição de itens para a instalação do vermifiltro, da cisterna e do SAF. A proposta ainda conta com o apoio da Prefeitura de Caconde e do Sítio Siriema, situado no Vale Alto Alegre, que disponibilizou local para realização de eventuais reuniões e encontros formativos.

 

SAIBA MAIS

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no perfil @caminhodasaguas_caconde no Instagram ou pelo telefone (11) 99618-1575.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos