Uma das instituições mais importantes do agronegócio nacional, a Cooperbatata (Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul) completou 25 anos de fundação. E para celebrar a data, a direção promoveu uma grandiosa confraternização, reunindo mais de 800 pessoas entre cooperados, colaboradores, fornecedores, autoridades e convidados. O evento foi realizado no sábado,

Reconhecimento: festividade dos 25 anos da Cooperbatata foi marcada por homenagens a cooperados que marcaram a história da instituição (Reprodução/Gazeta de Vargem Grande)
Uma das instituições mais importantes do agronegócio nacional, a Cooperbatata (Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul) completou 25 anos de fundação. E para celebrar a data, a direção promoveu uma grandiosa confraternização, reunindo mais de 800 pessoas entre cooperados, colaboradores, fornecedores, autoridades e convidados. O evento foi realizado no sábado, dia 16 de novembro, nas dependências do Complexo Frigorífico dos Bataticultores.
O primeiro ato das comemorações ocorreu logo pela manhã, com a celebração de uma missa solene na Igreja Matriz de São Joaquim pelo padre Paulo Sérgio Fuliaro. Logo após, todos se dirigiram ao Complexo Frigorífico dos Bataticultores, localizado na estrada que dá acesso à Fazenda Campo Vitória. O local foi ricamente decorado para a ocasião por Manu Biazzo e contou com um saboroso cardápio preparado por Paulo Pirola Buffet. A programação contou com a animação do DJ Markin, a dupla Renato e Giovanelli e o cantor Mateus Rott, que embalaram a confraternização até às 21h.
LEGADO
O presidente da Cooperbatata, Lucas Ranzani, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. Entre presentes estavam o prefeito Amarildo Duzi Moraes (MDB) e o prefeito eleito Celso Ribeiro (Republicanos), além de outras autoridades locais.
A confraternização foi marcada por importantes homenagens. Em um telão, o público pôde conferir a história da cooperativa, fundada em 1999, e que teve como grande liderança o produtor rural Carlos Alberto de Oliveira Filho, o conhecido Betão. Falecido em 13 de outubro de 2020, ele liderou a criação da entidade e teve uma forte atuação na bataticultura, além de ter se dedicado às causas sociais.
Na ocasião, os filhos Simone Oliveira, Carlos Alberto, Laura e Luís Fernando deram testemunhos a respeito das ações do pai na fundação da cooperativa, citando o quanto ele amava e se dedicava à entidade. “Novas gerações, mudanças que estão ocorrendo e união, aliados a força de vontade, humildade, confiança e honestidade”, foram palavras ditas pelos filhos de Betão, que agradeceram e homenagearam os fundadores da Cooperbatata. Também esteve presente o produtor rural Pedro Marão, atual presidente da ABVGS (Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul) e que faz parte da nova geração de agricultores do município.
HOMENAGENS

Propósito: Lucas Ranzani destacou que a celebração visa fortalecer a união, estreitando ainda mais o relacionamento entre os cooperados (Reprodução/Gazeta de Vargem Grande)
Outro momento de grande emoção foi a homenagem ao produtor rural Hildeberto Franco de Oliveira, conhecido como Sula, que faleceu no dia 2 de julho e foi um dos fundadores da ABVGS e da Cooperbatata, além de ter participado ativamente na construção da Câmara Fria do Complexo Frigorífico dos Bataticultores. A atuação do agricultor foi relembrada com vários testemunhos e também pelo filho Lucas Oliveira. que agradeceu as homenagens prestadas.
A programação prosseguiu com Lucas Ranzani homenageando as mulheres do agro. O presidente da cooperativa destacou o trabalho delas e frisou a importância do protagonismo feminino no agronegócio. Durante a cerimônia, Sueli Benaglia de Oliveira, esposa de Betão, e Ângela Maria de Oliveira Marão, receberam uma flor, representando todas as mulheres presentes.
REFLEXÃO E AGRADECIMENTO
Todos os fundadores da Cooperbatata presentes foram chamados à frente e receberam homenagens. Neste momento, Lucas Ranzani os parabenizou e afirmou que se todos permanecerem unidos, serão mais fortes. O presidente da cooperativa aproveitou para falar da importância de Carlos Alberto de Oliveira, o conhecido Carlitão, nome que teve grande importância na bataticultura e também na história de Vargem Grande do Sul e região. Falecido em 7 de maio, ele foi responsável pelo aprimoramento do plantio de batatas no município, promovendo uma verdadeira revolução no campo que culminou com a criação da Cooperbatata. Lucas Ranzani ainda enalteceu o trabalho de Oliveira na criação de todo o complexo de batata existente hoje e destacou que aquele era um momento de festa, reflexão e agradecimento pelos 25 anos da cooperativa.
AVALIAÇÃO POSITIVA
O gerente da Cooperbatata, Lucas Ferreira, destacou o desempenho positivo obtido junto à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp). De acordo com ele, na avaliação do órgão, a situação da cooperativa vargengrandense é muito boa para o mercado que atua.
Na ocasião, ele ainda falou sobre os investimentos realizados ao longo destes anos, citando a ampliação da área de armazenamento de produtos, principalmente defensivos, construção de uma câmara fria para sementes de soja, milho, trigo e sorgo, além da ampliação e calçamento do pátio de estacionamento.
Durante a confraternização, o gerente agradeceu a todas as empresas parceiras, os funcionários e as pessoas responsáveis pela organização da festividade e convidou a todos para cantar “Parabéns”. Logo em seguida, o público pode saborear os pratos servidos e se divertir com as atrações musicais até a noite, em um clima de total alegria e união.
“O maior patrimônio de nossa cooperativa são os cooperados”, afirma Lucas Ranzani

Confraternização: evento teve grande produção e contou com um cardápio especial (Reprodução/Gazeta de Vargem Grande)
Ao comentar sobre os 25 anos da Cooperbatata, Lucas Ranzani frisou que a celebração teve o como principal propósito fortalecer a união, estreitando ainda mais o relacionamento entre os cooperados. “O maior patrimônio de nossa cooperativa são os cooperados e a fidelidade deles para com nossa entidade”, disse o presidente, que agradeceu aos colaboradores e aos organizadores da confraternização, mencionando Paulo Pirola Buffet; Manu Biazzo; o presidente do Complexo Frigorífico dos Bataticultores, José Donizetti Gomes; Fábio Bedin e Rita Parreira, que também atuam junto ao Complexo; a produtora rural Simone de Oliveira, que ajudou a coordenar o evento; as empresas colaboradoras e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso das comemorações dos 25 anos da Cooperbatata.
Lucas Ranzani destaca que 2024 foi um ano muito bom para os bataticultores, com reflexos positivos para a cooperativa e seus cooperados. Além disso, ele observou que ocorreu uma boa safra e, mesmo com a produtividade menor, foi possível obter preços acima da média.
Para 2025 e 2026, ele revelou que serão investidos mais de R$ 30 milhões na ampliação dos silos de armazenamento de cereais, passando de um milhão de sacas atuais, para um milhão e seiscentas sacas estáticas. “A movimentação do silo que hoje é de três milhões e meio de sacas por ano, passará para quatro milhões anuais”, projetou o presidente da cooperativa.
[Fonte: Gazeta de Vargem Grande]
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios