Uma vida marcada pelo trabalho

Uma vida marcada pelo trabalho

Nascido em São João da Boa Vista (SP) em 16 de dezembro de 1951, Betão morou com seus pais Francisca e Carlitão em uma fazenda localizada no distrito de São Roque da Fartura. Foi lá que, aos 12 anos de idade, começou a trabalhar, ordenhando vacas e vendendo patos, leitoas e galinhas para ajudar a

Nascido em São João da Boa Vista (SP) em 16 de dezembro de 1951, Betão morou com seus pais Francisca e Carlitão em uma fazenda localizada no distrito de São Roque da Fartura. Foi lá que, aos 12 anos de idade, começou a trabalhar, ordenhando vacas e vendendo patos, leitoas e galinhas para ajudar a família no sustento do lar. Surgia aí também o seu gosto pelos negócios. Durante a juventude, Betão estudou na antiga Escola do Comércio de Vargem Grande do Sul, onde já apresentava um perfil empreendedor.

 

Agricultura

Iniciou o plantio de batatas nas terras vargengrandenses na década de 70. Participou da formação da ABVGS (Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul) em 1990, criando – dois anos após – o Complexo Frigorífico dos Bataticultores.

Em 1999, Betão e um grupo de produtores idealizaram e fundaram a Cooperbatata (Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul), instituição que se tornou referência em tecnologia e soluções agrícolas para multiculturas.

Visionário, expandiu seus negócios comprando propriedades agrícolas nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Tocantins, sempre com o desejo de colaborar com o desenvolvimento social da sua cidade e região.

 

Grupo Santa Vitória

O agricultor era também o presidente do Grupo Santa Vitória, que atua no mercado do agronegócio há quase 50 anos, cultivando produtos de alta qualidade e produtividade como batata, milho, feijão, soja, laranja, além de criação de gado Nelore.

Hoje o grupo é composto por 300 funcionários, contribuindo para a geração de emprego no leste paulista, triângulo mineiro, sul e norte de Goiás. Em época de safra de batata o número de empregos temporários aumenta consideravelmente.

Para se ter ideia, o Grupo Santa Vitória conta com cerca de 2.500 hectares de terra irrigada, sendo responsável pela produção de 600 mil sacas de batata, 400 mil caixas de laranja, 190 mil sacas de milho, 150 mil sacas de soja e 25 mil sacas de feijão por ano, além de possuir 35 mil cabeças de gado.

 

Filantropia

Em 2017, Betão fundou a Associação Setembro, entidade que visa angariar fundos através do associativismo para ajudar na captação de recursos e na gestão das instituições filantrópicas de Vargem Grande do Sul, onde ocupava o cargo de vice-presidente atualmente. Em 2018, a associação foi responsável por repassar R$ 919.868,75 às entidades vargengrandenses.

Paralelamente a isso, o agricultor também foi vice-provedor do Hospital de Caridade, instituição que ajudou muito ao longo de sua carreira.

 

Homenagens

Devido ao seu trabalho e suas inúmeras contribuições no agronegócio e na esfera social, Betão foi agraciado com diversas homenagens ao longo da vida. Em 2019, ele recebeu a Medalha do Mérito “Fundador José Garcia Leal”, concedida pela Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul, diante de sua atuação expressiva na área da agricultura.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos