Startup monitorará mais de 2 milhões de hectares no País

Startup monitorará mais de 2 milhões de hectares no País

Sustentabilidade é a palavra de ordem no campo. Por isso, é cada vez maior o número de empresas que buscam ferramentas que otimizam as operações e auxiliam na preservação ao meio ambiente. Nesse sentido, a empresa Perfect Flight, startup de São João da Boa Vista que atua no georreferenciamento e aplicação aérea de defensivos e

Perfect Flight: projeto de monitoramento e gestão de pulverização aérea é o maior até então implantado no mundo (Divulgação/Perfect Flight)

Sustentabilidade é a palavra de ordem no campo. Por isso, é cada vez maior o número de empresas que buscam ferramentas que otimizam as operações e auxiliam na preservação ao meio ambiente. Nesse sentido, a empresa Perfect Flight, startup de São João da Boa Vista que atua no georreferenciamento e aplicação aérea de defensivos e insumos, passa a ser aliada de grandes grupos agrícolas.

Este é o caso da SLC Agrícola, uma das maiores companhias do segmento em que atua e que acaba de fechar contrato com a empresa sanjoanense. No total, mais de 2 milhões de hectares de área processada serão monitorados – área equivalente a do Estado de Sergipe –, impactando diretamente na performance e preservação ambiental das plantações de soja, milho e algodão da produtora.

Segundo Leonardo Luvezuti, gestor de operações da Perfect Flight, este é o maior projeto de monitoramento e gestão de pulverização aérea até então implantado. “Somos pioneiros no desenvolvimento dessa tecnologia, atendemos empresas nacionais e multinacionais de grande impacto no agronegócio. Porém, o total de área monitorada em que trabalhamos para gerar dados e agregar valor ao produto será o maior, até hoje, em um único contrato na agricultura mundial. Estamos animados com esse desafio”, explicou.

Ao longo da celebração contratual, a ferramenta será customizada para atender as premissas tecnológicas da SLC, o que acontecerá de forma colaborativa entre as partes. “O objetivo é fazer o sistema da startup se tornar cada vez mais aderente aos propósitos da companhia agrícola e aumentar a sinergia entre as duas empresas”, afirmou Luvezuti.

 

Tecnologia

Com o sistema desenvolvido pela Perfect Flight, é possível estabelecer melhores índices de assertividade na aplicação de defensivos agrícolas, por meio de dados que ajudam a preservar recursos naturais e a evitar desperdícios de produtos e o excesso no uso de defensivos.

Ao final, é possível gerar um relatório completo, com gráficos que apontam a quantidade de produto utilizado e o trajeto percorrido pela aeronave. Além disso, a startup também minimiza a deriva, atuando na “precision spray” ao produtor, ou seja, promove maior uniformidade nas aplicações, consequentemente reduzindo falhas e desperdícios, melhorando a qualidade da pulverização.

De acordo com Luiz Pannuti, coordenador de Fitossanidade da SLC Agrícola, com o software da Perfect Flight será possível galgar mais um degrau dentro das premissas da empresa, que são melhorar a qualidade da produção e preservar os recursos naturais. “A aplicação aérea de defensivos agrícolas é uma importante operação em nosso sistema de produção. Até o momento, a empresa tinha apenas indicadores de rendimento operacional, mas pouco se podia controlar a qualidade da atividade. Acreditamos que a Perfect Flight nos ajudará a acompanhar os resultados de uma forma mais assertiva, permitindo uma tomada de decisão mais rápida, garantindo melhor eficiência e mais controle de passíveis ambientais”, disse.

O contrato teve início em janeiro e tem validade de um ano, porém, o acordo poderá ser estendido se as métricas de qualidade previstas forem atingidas. “Já registramos assertividade de 90% na pulverização com o uso do software e essa é a nossa meta com a SLC. Vamos mostrar que controlando o uso de defensivos conseguimos aumentar a produtividade e agregar valor ao produto final”, contou Leonardo.

 

A startup

Fundada em São João da Boa Vista em 2015 pelos empresários Kriss Corso e Josué Corso, a Perfect Flight foi desenhada para suprir falhas de rastreabilidade na pulverização de defensivos agrícolas. Uma equipe de especialistas desenvolveu um sistema computacional em nuvem capaz de ler os dados gravados nos arquivos do GPS da aeronave e gerar um relatório com um mapa visual da aplicação e informações que possibilitam analisar a qualidade da ação. É uma ferramenta que permite visualizar com precisão, por meio de mapas e índices, qual foi a qualidade e o rendimento da atividade, evitando sobreposições e desperdícios.

Atualmente, o sistema também oferece um relatório ambiental, que mostra os parâmetros de segurança de áreas restritas. Além da sede em São João da Boa Vista, a Perfect Flight tem um escritório em Ribeirão Preto e faz parte do hub de inovação da Raízen, o Pulse, em Piracicaba. Seguindo o crescimento da startup, em 2019 foi anunciada a entrada de um novo investidor, o empresário Norival Bonamichi.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos