São João da Boa Vista traça planos para fomentar o agronegócio

São João da Boa Vista traça planos para fomentar o agronegócio

Uma das principais vertentes da economia da região, o agronegócio receberá uma atenção especial da nova administração de São João da Boa Vista. Desde que iniciou sua gestão, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedrosa (DEM) já iniciou contato com representantes do setor para ouvir as demandas e também sugestões. Na segunda-feira (11), o produtor

Uma das principais vertentes da economia da região, o agronegócio receberá uma atenção especial da nova administração de São João da Boa Vista. Desde que iniciou sua gestão, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedrosa (DEM) já iniciou contato com representantes do setor para ouvir as demandas e também sugestões.

Na segunda-feira (11), o produtor rural Carlos Gregório esteve no gabinete do Poder Executivo encaminhando algumas propostas, ao lado do diretor Marcelo de Paula, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. “É importante ouvirmos as opiniões do homem do campo, que tem um importante papel na nossa comunidade. Como afirmamos em nosso plano de governo, teremos diversas alternativas de desenvolvimento do agronegócio e tudo começa de forma participativa, com contatos como este, que já nos trouxe dados importantes”, afirmou Teresinha.

“As antigas gestões deixaram o produtor de lado, não trazendo para a prefeitura questões importantes da área. Com a forma participativa e humana que nossa prefeita apoia, já estamos conversando com alguns produtores, observando suas demandas e tentando buscar o melhor para que todos cresçam”, disse Marcelo.

 

VALORIZANDO O AGRO

Entre as metas de Teresinha está recuperar o prestígio do agronegócio sanjoanense e investir mais na agricultura familiar. De acordo com ela, todas as ações serão pautadas dentro de um programa de responsabilidade ambiental, o que promete fazer a diferença na história do município. “São João da Boa Vista já foi uma das maiores bacias leiteiras do Brasil. Perdeu seu status em razão de políticas públicas absolutamente desastrosas e por falta de incentivo aos pequenos produtores. A história nos mostra o quão progressista já foi a cidade, neste ramo e em outros, ligados ao agronegócio”, comentou. “A cidade pode voltar a se desenvolver de forma que volte a atrair a atenção dos grandes centros”, frisou a prefeita.

Entre as ações que a administração municipal pretende desenvolver está a criação do S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal), que auxiliará na comercialização de produtos agropecuários locais. Além disso, a prefeitura também retomará as feiras de exposições agropecuárias, porém, com mais destaque para os produtores rurais.

 

PROJETOS E NOVAS IDEIAS

Juntamente com as universidades, associações e ONGs, a nova administração municipal pretende idealizar projetos com propostas de incentivo à agricultura familiar e ao preparo dos pequenos agricultores para a demanda que crescerá, ano após ano. “A nova gestão pretende apresentar ao produtor as novas tecnologias, com orientação de especialistas que esclarecerão as dúvidas e tratarão sobre as novas possibilidades para a produção. Os pequenos produtores receberão orientações sobre novas práticas para a agricultura por meio de professores e de estudantes deste segmento e parceiros que, juntos, trarão para a cidade um novo conceito de agricultura familiar. É geração de emprego e renda para todos os envolvidos”, anunciou Teresinha.

Segundo a prefeita, os agricultores e pecuaristas serão chamados à gestão participativa, para que indiquem as obras necessárias em suas localidades, principalmente no que diz respeito à manutenção periódica de estradas rurais. Além disso, ela reforça que a prefeitura também será consumidora desta produção para incentivar o agronegócio local, pois utilizará seus produtos nas merendas escolares e em projetos sociais.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos