Safra deverá empregar número menor de migrantes devido a pandemia

Safra deverá empregar número menor de migrantes devido a pandemia

Além da falta de água e do cenário econômico atual, os produtores rurais também têm um outro problema para enfrentar: a pandemia. Durante todos esses anos, a safra da batata sempre atraiu um grande número de trabalhadores de diversas regiões do Brasil. No entanto, a quantidade de migrantes empregados nas lavouras deverá ser menor este

Além da falta de água e do cenário econômico atual, os produtores rurais também têm um outro problema para enfrentar: a pandemia. Durante todos esses anos, a safra da batata sempre atraiu um grande número de trabalhadores de diversas regiões do Brasil. No entanto, a quantidade de migrantes empregados nas lavouras deverá ser menor este ano, conforme a projeção do Condomínio dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (CBVGS).

De acordo com Lenoir dos Santos, responsável pela instituição, devido ao atual panorama sanitário, a intensão é que seja contratada somente a quantidade necessária para a colheita. “A intenção é reduzir o número de migrantes, porém, esses trabalhadores vêm por conta própria, pois sabem que no período de julho a outubro tem a colheita da batata. Isso já acontece há décadas”, explica.

Paralelamente a isso, ele relata que o crescimento dos casos de Covid-19 também tem deixado muitos lavradores temerosos e com receio de viajar para a região vargengrandense. “Os trabalhadores de outros estados nos dizem que estão com mais medo que nós, receosos de virem para nossa região em razão da pandemia”, relata.

 

CUIDADOS

O CBVGS iniciará as conversas com todos envolvidos na cadeia produtiva da batata para tratar deste assunto neste mês de maio. Para esta safra, a tendência é adotar os mesmos procedimentos do ano passado. “Serão adotados, no mínimo, os mesmos cuidados que foram instituídos em 2020, onde não tivemos nenhum problema em relação a Covid-19 com os migrantes que vieram para a colheita da batata, mas de qualquer forma vamos respeitar e acatar toda e qualquer orientação que o setor público nos passar”, afirma Lenoir.

 

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

Entre as medidas que – provavelmente – serão desenvolvidas durante a safra estão a realização de palestras e orientações junto aos trabalhadores, além de ações visando estimular o uso de máscaras, a higienização e o distanciamento social, em especial no transporte rural. Outra medida importante será a testagem dos lavradores que vieram de outros estados, conforme determinação da legislação municipal.  “Vamos iniciar as reuniões com sindicatos, turmeiros e a Prefeitura, tudo visando sempre o bem-estar e a saúde, não só dos trabalhadores, mas também de todos os envolvidos e da nossa população em geral”, destaca.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos