Proprietários rurais cobram melhorias da Elektro

Proprietários rurais cobram melhorias da Elektro

Os proprietários rurais de São João da Boa Vista participaram de uma reunião com representantes da Elektro para buscar uma solução aos diversos problemas de falta de energia e demora no restabelecimento que têm ocorrido na Serra da Paulista. O encontro ocorreu na quinta-feira (21) e foi realizado em formato virtual, tendo como mediador o

Os proprietários rurais de São João da Boa Vista participaram de uma reunião com representantes da Elektro para buscar uma solução aos diversos problemas de falta de energia e demora no restabelecimento que têm ocorrido na Serra da Paulista. O encontro ocorreu na quinta-feira (21) e foi realizado em formato virtual, tendo como mediador o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

Na ocasião, os participantes expuseram a situação que vem ocorrendo e reivindicaram uma solução por parte da concessionária. Fábio Pimentel, proprietário do Laticínios Montezuma, destacou que sofre grandes prejuízos na produção leiteira em função das oscilações de energia. Já João Augusto Michelazzo Bueno, presidente da Associação de Amigos da Serra da Paulista (AASP) relatou que a fiação da rede que abastece a área tem mais de 60 anos e frisou a demanda por melhoria na infraestrutura. O encontro virtual ainda teve a participação dos proprietários rurais Eduardo Grespan, Josué Grespan, Renato Mello, Maria Luísa Sorbello, Adriano Cassaroto, Elton Geremias e Silvia Morgulis.

Os relatos foram acompanhados por Anderson Santos, Sabrina Silva e Ricardo Gazola, os quais representaram a companhia de energia durante o encontro. De acordo com eles, as quedas de energia na serra têm ocorrido devido à vegetação. Os técnicos explicaram que qualquer coisa arremessada sobre a rede, ainda que uma folha ou um graveto, sujeita à queda. E no verão isso ocorre com mais frequência.

 

DIFICULDADES NATURAIS

Além disso, ainda foram mencionados outros problemas, como terreno acidentado e dificuldades de acesso a alguns locais especialmente em período noturno. A equipe da Elektro explicou que em situações de queda de energia, a linha precisa ser vistoriada a pé em alguns trechos – alguns com cerca de até 40 km – dada a inacessibilidade por veículos.

O protocolo consiste em verificar se não há fio no chão, pois caso este seja reenergizado colocará a vida de pessoas e animais em risco. De acordo com Sabrina, já foi iniciado um processo de limpeza na área que concentra o maior número de reclamações.

Em meio ao encontro, a Elektro afirmou que seu objetivo é melhorar a performance da rede por meio da instalação de equipamentos que facilitem a sinalização da falta de luz e pediu ajuda aos proprietários rurais na facilitação de acesso às propriedades para tornar o restabelecimento menos moroso. Diante disso, o presidente da Associação de Amigos da Serra da Paulista comentou que irá conversar com todos sobre essa demanda de acesso.

 

MELHORIAS E INVESTIMENTOS

Ao mediar o encontro, Paulo Teixeira afirmou que a rede local é velha e que a demanda energética da Serra da Paulista atualmente é outra muito maior. Segundo o parlamentar, há uma necessidade de investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e novos ramais. Assim, sugeriu que em curto prazo seja executado o que Elektro mencionou de melhorias e em médio e longo prazo sejam feitos investimentos na rede. Finalizando, ele destacou que considera fundamental a melhoria na agilidade do atendimento, assim como um diálogo mais constante com os proprietários, sugerindo o agendamento de novo encontro para avaliação.

Ao final, Sabrina mostrou um cronograma de trabalho, com prazos para a região em três eixos – limpeza de vegetação, manutenção da rede e melhoria da rede –, além de mencionar a necessidade de atualização cadastral dos imóveis rurais. A equipe da Elektro já está em campo, cumprindo o cronograma previsto e uma nova reunião ficou agendada para o dia 5 de março.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos