Projeto SOS Pangaré completa 10 anos em São João da Boa Vista

Projeto SOS Pangaré completa 10 anos em São João da Boa Vista

Iniciativa prevê avaliação clínica, exames laboratoriais, vermifugação, vacinação e descarrapatização dos animais   No linguajar popular, pangaré é o termo usado para designar um “cavalo sem raça definida”. Pensando na saúde e bem-estar destes equídeos, USPA (União Sanjoanense de Proteção Animal) e a UNIFEOB desenvolveram o Projeto SOS Pangaré. O projeto nasceu em 2008, de

Iniciativa prevê avaliação clínica, exames laboratoriais, vermifugação, vacinação e descarrapatização dos animais

 

No linguajar popular, pangaré é o termo usado para designar um “cavalo sem raça definida”. Pensando na saúde e bem-estar destes equídeos, USPA (União Sanjoanense de Proteção Animal) e a UNIFEOB desenvolveram o Projeto SOS Pangaré.

O projeto nasceu em 2008, de uma preocupação da USPA com a situação dos animais que tracionam carroças e foi elaborado em parceria com o curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB e o Centro de Controle de Zoonoses de São João da Boa Vista.

A proposta foi levado à apreciação e aprovação da WSPA (World Society for the Protection of Animals), entidade internacional defensora de animais à qual a USPA é afiliada. O financiamento inicial foi bancado pela WSPA e refere-se aos materiais e equipamentos, sendo o local e os veterinários cedidos gratuitamente pela Unifeob.

O Projeto SOS Pangaré prevê avaliação clínica, exames laboratoriais, vermifugação, vacinação e descarrapatização
dos cavalos, além de palestras de orientação para seus proprietários, mpois a conscientização e informação é que irão garantir a continuidade do processo e melhor qualidade de vida para os animais.

O projeto e sua importância

Além de atender os cavalos, proposta também colabora para a formação prática dos alunos do curso de
Medicina Veterinária, que por meio do Grupo de Estudos de Grandes Animais (GEGA)

 

O Projeto SOS Pangaré completou 10 anos em 2018 e ao longo desse período realizou a atualização de vacinas e cuidados veterinários em todos os animais atendidos. Na proposta, os proprietários são orientados a respeito de cuidados e medidas preventivas para a saúde e bem estar de seus cavalos.

“O mais importante desse projeto, é que junto com os carroceiros, temos a oportunidade de mostrar que os animais não são máquinas, mas sim seres que possuem necessidades, assim como nós. Sendo assim, merecem cuidados, respeito e gratidão. Também fico muito feliz de poder participar desse projeto e saber que estou contribuindo para um bem maior.”, relata a coordenadora do curso, Cristiane Figueiredo.

É de grande importância salientar o papel social desse projeto, que não só auxilia e previne quaisquer problemas de condição de saúde que os cavalos possam
ter, mas também colabora para a formação prática dos alunos do curso de Medicina Veterinária, que por meio do Grupo de Estudos de Grandes Animais (GEGA) podem aprender observando e interagindo com situações que serão cotidianas após se formarem.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos