Projeto já plantou 70 mil árvores nativas em São Sebastião da Grama

Projeto já plantou 70 mil árvores nativas em São Sebastião da Grama

A Prefeitura de São Sebastião da Grama está acompanhando o projeto de restauração florestal que seguem em implantação na zona rural do município. A ação é fruto da parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Nespresso e conta com o apoio de instituições locais, como a Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama

A Prefeitura de São Sebastião da Grama está acompanhando o projeto de restauração florestal que seguem em implantação na zona rural do município. A ação é fruto da parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Nespresso e conta com o apoio de instituições locais, como a Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama e o Sindicato Rural, os quais são responsáveis por fazer a articulação e as intermediações entre os proprietários das fazendas e os responsáveis pelo programa.

Recentemente, o coordenador de Projetos Ambientais, Matheus Scarabeli Gomes Nabo, juntamente com o gerente de Planejamento, José Olavo Egydio, realizaram uma visita ao Vale da Grama para conhecer, in loco, o projeto. Na ocasião, eles visitaram as Fazendas Cachoeira da Grama e Recreio, onde acompanharam as atividades de replantio e plantio de diferentes espécies nativas.

 

IMPORTÂNCIA 

Iniciado em 2019, o projeto possibilitará a recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal de diferentes propriedades rurais de São Sebastião da Grama. A iniciativa prevê a restauração de 277 hectares de Mata Atlântica em fazendas de café, o que trará importantes benefícios para a região, uma vez que esta ação colabora com a regulação climática e o abastecimento de água, por exemplo, além de contribuir para a agricultura, o turismo e a melhoria da qualidade de vida do município.

 

70 MIL MUDAS

Para a recuperação das áreas, o projeto conta com uma grande diversidade de espécies nativas da região, como trema, ipês, jequitibá, palmito-jussara, louro-pardo, angico, cereja-do-rio-grande, quaresmeira, ingá, aroeira-pimenteira, jatobá, entre outras. Até o momento, quatro propriedades rurais já foram contempladas, totalizando, o plantio de 70 mil mudas.

“Diferentes ações de restauração florestal estão previstas para a implantação de 277 hectares no Vale da Grama. Para isso, o envolvimento de diferentes proprietários rurais com a causa será fundamental para atingirmos esse montante”, afirma Matheus. “Vale ressaltar que a Prefeitura de São Sebastião da Grama está à disposição para contribuir no que for necessário”, destaca o coordenador de Projetos Ambientais.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos