Professora cria podcast voltado à pecuária

Professora cria podcast voltado à pecuária

Em meio ao isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as diferentes mídias são cada vez mais exploradas por usuários à procura de conteúdos variados, como vídeos, e-books, streams e podcasts, entre outros. Diante disso, a professora Fernanda Borges, responsável pelas aulas de Produção de Ruminantes e Administração Agropecuária do UniFEOB (Centro Universitário

Em meio ao isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as diferentes mídias são cada vez mais exploradas por usuários à procura de conteúdos variados, como vídeos, e-books, streams e podcasts, entre outros. Diante disso, a professora Fernanda Borges, responsável pelas aulas de Produção de Ruminantes e Administração Agropecuária do UniFEOB (Centro Universitário Octávio Bastos), criou o próprio podcast semanal: Ciclo Rural – O podcast da pecuária.

“A ideia surgiu durante uma aula. Eu estava dando uma dica de um podcast que acompanho e perguntei se a turma também tinha esse hábito. Eles falaram que sim e citaram alguns”, relembra. “Vi que não tinha nenhum voltado aos temas que ensino, algo que fosse técnico e prático. Pronto! Comecei a buscar conhecimento sobre como montar e editar e lancei o episódio piloto. O UniFEOB, principalmente através da Cristiane Figueiredo, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, me apoia bastante”, comenta a educadora.

Em meio a este período de quarentena, a professora pretende utilizar o podcast como uma ferramenta para ajudar as pessoas a passarem por esse momento de isolamento social. “Estou estudando para lançar um episódio especial sobre como usufruir do tempo durante o isolamento. Quero aproveitar esse canal de comunicação para oferecer ao público conteúdos diversificados, não somente técnicos e relacionados ao agronegócio”.

 

Repercussão

Com três episódios publicados, a iniciativa recebe retornos positivos, especialmente por parte dos seguidores mais fiéis – os da sala de aula. “Eles ficam ansiosos pelo lançamento de cada edição, tentam adivinhar qual será o tema”, conta a professora. A audiência, porém, já se estende para além da comunidade da instituição e começa a render frutos. “Alguns técnicos e empresas me enviaram feedbacks relatando interesse em participar de episódios também”, revela. “Estou estudando a melhor forma de fornecer esse conteúdo”.

Canal: Ciclo Rural – O podcast da pecuária tem chamado atenção de estudantes, produtores e técnicos (Divulgação/UniFEOB)

Interação

Para interagir diretamente com ouvintes e internautas, Fernanda criou também um perfil no Instagram. “Eu sempre divulgo episódios novos no @ciclorural. Por lá o público também manda perguntas e faz comentários a respeito do tema discutido”, conta. Atualmente, a página tem mais de 3,9 mil seguidores.

 

Produção

A edição do material é feita pela própria Fernanda, que também assina a gravação e o roteiro. “Os assuntos são definidos de acordo com os temas das aulas que dou durante a semana. São conteúdos extra, atualizações ou algo que eu queira reforçar com os estudantes”, comenta. “Eu gravo em casa mesmo, só com meu celular e um fone de ouvido. Para editar, uso o meu computador”.

 

Aberto ao público

A professora reforça que embora o público-alvo sejam estudantes de Ciências Agrárias, os assuntos são de grande interesse para outras pessoas. “Produtores rurais e técnicos já formados, por exemplo, também podem usufruir bastante do podcast. Estou postando os episódios uma vez por semana, mas pretendo aumentar a frequência assim que possível”, garante.

 

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos