Poços de Caldas implanta programa de melhoramento genético na pecuária

Poços de Caldas implanta programa de melhoramento genético na pecuária

Os técnicos agrícolas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) de Poços de Caldas (MG), Joaquim Gonçalvez e Valdinei Oliveira, participaram de um treinamento no município de Muzambinho (MG) para a implantação do Programa Mais Genética. Criada pelo governo de Minas Gerais, a iniciativa já chegou a 73 cidades do Sul e Sudoeste do

Os técnicos agrícolas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) de Poços de Caldas (MG), Joaquim Gonçalvez e Valdinei Oliveira, participaram de um treinamento no município de Muzambinho (MG) para a implantação do Programa Mais Genética.

Criada pelo governo de Minas Gerais, a iniciativa já chegou a 73 cidades do Sul e Sudoeste do Estado, com mais de 50 mil vacas inseminadas. O programa traz vários benefícios para os pequenos e médios pecuaristas de leite e corte, por meio de melhoramento genético do rebanho e consequentemente, o aumento da produção e a melhoria da vida no campo. Os animais nascidos da inseminação possuem boas características reprodutivas, maior aptidão à produção leiteira e maior valor comercial. Outras cidades da região como Cabo Verde (MG), Guaranésia (MG), Nova Resende (MG), Alterosa (MG) já fazem parte do programa.

 

BENEFÍCIOS

O vice-prefeito Júlio César de Freitas (DEM) foi quem fez a ponte com o governo estadual para trazer o Mais Genética para Poços de Caldas. O produtor não terá custo algum ao aderir ao programa. Atualmente, 17 pecuaristas locais já se inscrevam e mais de 200 vacas serão inseminadas gratuitamente. “Este é um programa de fácil execução e com um impacto de renda e desenvolvimento do campo muito grande. Temos o exemplo de um produtor de Cabo Verde que produzia 12 litros de leite dia e passou para 48 litros/dia com a genética aprimorada. Sabemos que depois destes 17 virão outros compartilhar das vantagens e melhorias”, afirma o vice-prefeito.

 

TRABALHO

A Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais) é parceira importante neste projeto ao fazer o recrutamento e cadastramento dos produtores. Os técnicos da SEDET são os responsáveis pelas inseminações e acompanharão o rebanho. “Os sêmens são selecionados e esperamos com isso melhorar os rebanhos do município. Nossa expectativa é de uma adesão cada vez maior dos produtores”, explica o técnico agrícola Joaquim Gonçalvez.

 

SERVIÇO

Para participar o produtor deve procurar o coordenador de Fomento Agropecuário, Marcelo Munhoz, na SEDET, situada à rua Pernambuco, 265, no Centro. “O projeto é uma ótima iniciativa da Prefeitura, pois faz parte dos 3 eixos do departamento que é diversificação, inovação e qualidade. Todas as inseminações serão realizadas com todo cuidado e amplamente acompanhadas pelos técnicos”, destaca Munhoz.

 

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos