Margossian Sementes celebra 50 anos de história

Margossian Sementes celebra 50 anos de história

A história de uma marca tradicional, amplamente reconhecida pelo mercado, tem sua base no pioneirismo e no comprometimento desta com o negócio e seus clientes. Este é o caso da Margossian Sementes, uma empresa localizada na cidade de Indaiatuba (SP), com foco na importação e no comércio de batatas-sementes, que completou 50 anos de atuação

Trabalho: Priscila Margossian e Abraham Margossian em campos de teste (Divulgação)

A história de uma marca tradicional, amplamente reconhecida pelo mercado, tem sua base no pioneirismo e no comprometimento desta com o negócio e seus clientes. Este é o caso da Margossian Sementes, uma empresa localizada na cidade de Indaiatuba (SP), com foco na importação e no comércio de batatas-sementes, que completou 50 anos de atuação no Brasil, em 2020.

Fundada em 1970, a companhia leva o sobrenome de seu fundador, Abraham Margossian, profissional extremamente conhecido no ramo e, de modo especial, pelos produtores de batata, que faleceu no início de 2021. Agora, a empresa dá continuidade à sua trajetória de pioneirismo e inovação pelas mãos de seus familiares, que assumiram o comando dos negócios, seguindo os mesmos valores e profissionalismo de sempre, preconizados pelo empresário.

“A empresa sempre teve como premissa fornecer produtos de altíssima qualidade e segurança para os produtores, a fim de proporcionar ótimos resultados nas lavouras por meio de nossas sementes. Continuaremos fazendo isso com muito comprometimento e seriedade, valores que herdamos do meu avô. Nosso trabalho continuará sendo de grande dedicação quanto à satisfação dos clientes e parceiros”, reforça Priscila Margossian, engenheira agrônoma, responsável pelo Marketing da empresa e neta do fundador.

 

ATUAÇÃO

De acordo com ela, além da importação e comercialização de batata-sementes, a Margossian Sementes também presta a assessoria técnica aos produtores durante o cultivo e no pós-plantio, atuando de ponta a ponta no processo, proporcionando todo o suporte para os clientes.

 

Abraham Margossian, uma vida marcada pelo trabalho e paixão pela bataticultura

 

Empreendedor: Abraham Margossian trouxe da Holanda a variedade de batata Agata, a cultivar mais produzida no Brasil até hoje (Divulgação)

Na década de 70, Abraham Margossian abriu a empresa e passou a trabalhar com o comércio de sacarias, no qual já possuía experiência de mais de 20 anos, além de iniciar a comercialização de sementes, principalmente batata-semente.

Em 1972, ele fez a primeira importação de batata-semente de origem da Holanda, quando trouxe para o Brasil as cultivares Bintje, Spunta e Radosa. O empreendedor utilizou o lucro obtido para viajar pela Europa e conhecer mais sobre o funcionamento do mercado desta hortaliça. A partir daí, passou a assessorar produtores de batata e a estabelecer parcerias de plantio, com a utilização das sementes que importava. Foi quando nasceu a sua paixão pela bataticultura.

 

ASCENSÃO

Em 1984, surgiu a primeira parceria comercial internacional. A Margossian Sementes se tornou representante da empresa holandesa Wolf & Wolf, posteriormente incorporada pela Cooperativa Agrico BV – Hollanda, que ainda permanece com o mesmo nome.

Dez anos depois, em 1994, Abraham trouxe da Holanda a variedade de batata Agata, a cultivar mais produzida no Brasil até hoje, fato que foi um grande marco para a empresa e para a bataticultura brasileira. A cultivar obteve o cadastro no Registro Nacional de Cultivares (RNC) em 1999 e, em apenas dois anos, alcançou uma ascensão recorde no país.

 

CÂMARA FRIA

Priscila relembra que, em 2011, Abraham começou a projetar mais um grande sonho: a construção da câmara fria da empresa, localizada em São João da Boa Vista. O empreendimento já está concluída e encontra-se em pleno uso. “Atualmente, a companhia continua seguindo em busca da melhoria contínua de seus processos, principalmente em relação ao trabalho de pesquisa e de testes para a introdução de novos produtos que atendam às necessidades atuais dos clientes, visando sempre inovar e ampliar a sua projeção no mercado brasileiro de bataticultura”, destaca a engenheira agrônoma.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos