Kinkão é homenageado pela Câmara de São João da Boa Vista

Kinkão é homenageado pela Câmara de São João da Boa Vista

O pecuarista Joaquim José da Costa Noronha, conhecido popularmente como Kinkão, foi homenageado recentemente pela Câmara Municipal de São João da Boa Vista. Referência na criação do gado Gir Leiteiro, ele recebeu o Título de Cidadão Benemérito, durante sessão solene realizada no dia 13 de março, nas dependências da Casa Legislativa. A honraria foi uma

Homenagem: dr. José Eduardo, o pecuarista Kinkão exibindo a honraria concedida, ao lado de sua esposa Marta e seus filhos Ana Cecília e João Lucio (Divulgação/Câmara Municipal)

O pecuarista Joaquim José da Costa Noronha, conhecido popularmente como Kinkão, foi homenageado recentemente pela Câmara Municipal de São João da Boa Vista. Referência na criação do gado Gir Leiteiro, ele recebeu o Título de Cidadão Benemérito, durante sessão solene realizada no dia 13 de março, nas dependências da Casa Legislativa. A honraria foi uma iniciativa do vereador dr. José Eduardo dos Reis (PSB).

O pecuarista esteve acompanhado de sua esposa Marta e seus filhos Ana Cecília e João Lucio. Na ocasião, a solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Antônio Aparecido da Silva (PSDB), e contou com a participação dos vereadores Hélcio Teixeira de Lima (PEN), João Luis Moretto (DEM), Luís Carlos Domiciano (PR), Patrícia Magalhães (PSDB), Sebastião Neris (PV) e Vick Nholla (PSD), além de autoridades locais.

 

Trajetória de sucesso

Filho de Maria Umbelina da Costa Noronha e Dino de Carvalho Noronha, Kinkão nasceu em 8 de setembro de 1954 em São João da Boa Vista. Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado (ESACMA), em Minas Gerais, herdou do avô, dr. João Batista Figueiredo Costa, a paixão pelo Gir Leiteiro, o que fez com que continuasse a seleção iniciada por ele em 1932 na Fazenda Campo Alegre.

Sócio fundador e vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Kinkão sempre participou ativamente da instituição, visando o crescimento e melhoramento da raça. Juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), participa do Teste de Progênie Embrapa/ABCGIL e ABCZ/Unesp, obtendo resultados expressivos entre os principais touros dos dois rankings. Como destaque, o touro C.A. Sansão, líder absoluto por 15 vezes, sendo oito pela Embrapa/ABCGIL e sete pela ABCZ/Unesp.

 

Fazenda Terra Vermelha

Em 1987, parte do rebanho que coube a Kinkão foi transferida para a Fazenda Terra Vermelha, em Vargem Grande do Sul, onde atualmente dedica-se exclusivamente a pecuária com o Gir Leiteiro KCA e o Girolando Terra Vermelha.

Sempre determinado a selecionar animais de alto valor genético agregado a produção leiteira, o pecuarista investe em biotecnologias de reprodução. A qualidade do rebanho Gir Leiteiro KCA tem contribuído para o melhoramento da produção leiteira nacional e internacional, haja visto que seus touros são pais de campeãs em pistas e em torneios leiteiros e recordistas de produção tanto no Brasil quanto no exterior. Para se ter ideia, a C.A. Heureca foi a primeira vaca a ultrapassar 10 mil kg de produção e hoje em seu plantel encontram-se vacas com produção acima de 60 kg por dia.

 

Gado campeão

Com o gado Girolando não é diferente, uma vez que possui vacas de altas lactações, destacando-se a Quartinha da Terra Vermelha como recordista em torneio leiteiro na Megaleite 2006, com média de 76,710 kg, e obteve o recorde de produção em 2007 com 23.385 kg. Já Lalila TE Terra Vermelha – 1/4 de Holandês, filha de Quartinha – obteve a extraordinária produção de 17.673kg.

Seus filhos são recordistas em venda de sêmen, entre eles, Napolitano da Terra Vermelha. Luter King TE Terra Vermelha – 3/4 de Holandês, filho de Quartinha – foi eleito o número 1 entre os touros 3/4.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos