Isaias Valim, o mestre do corte

Isaias Valim, o mestre do corte

Criador de ovinos há mais de 20 anos, o empresário Isaías Valim é um verdadeiro talento de São João da Boa Vista quando o assunto é cortes e defumados. Famoso pela aptidão com a faca e pelos seus produtos artesanais, feitos com carne de carneiro e de porco, ele se transformou em uma referência no

Criador de ovinos há mais de 20 anos, o empresário Isaías Valim é um verdadeiro talento de São João da Boa Vista quando o assunto é cortes e defumados. Famoso pela aptidão com a faca e pelos seus produtos artesanais, feitos com carne de carneiro e de porco, ele se transformou em uma referência no ramo.

E tamanho reconhecimento lhe rendeu um convite especial: atuar nas Faculdades Integradas dos Campos Gerais (Cescage), em Ponta Grossa (PR). Lá, o produtor irá ministrar aula de teoria e prática de criação e corte de ovinos, caprinos e suínos, além de ensinar uma de suas principais especialidades: a charcutaria.

De acordo com Isaías, o projeto desenvolvido pela instituição é ousado. “Eles estão implantando um abatedouro de ovinos, caprinos e suínos. Compraram uma charcutaria para produzir embutidos, defumados, copas, hambúrgueres e outros. Vão produzir reprodutores e coletar sêmen, treinar inseminadores e realizar um programa de fomento. Trabalharão com melhoramento genético para abate no seu próprio abatedouro”, comenta. “O projeto contempla, inclusive, o fomento para aquisição de borregos e cabritos para comercialização in natura, e animais fora de padrões de carcaça e qualidade de carne para processamento e produção de derivados”, detalha o empresário, entusiasmado com a proposta.

Talento: empresário se especializou em cortes e tem sido convidado para ministrar cursos e participar de eventos em várias regiões do Brasil (Arquivo Pessoal)

TRAJETÓRIA

Natural de Andradas (MG), Isaías veio com seus familiares para São João da Boa Vista nos anos 70. Na época, ele ajudava seu pai Anor Valim junto ao açougue da família e, aos poucos, foi desenvolvendo seu talento no ramo.

Com o passar dos anos, mudou de atividade e começou a trabalhar com a comercialização de sementes de capim junto com o pai, onde aprendeu e se desenvolveu no setor agrícola, com vendas, produção e pecuária – que se transformou em uma grande paixão.

 

Reconhecido dentro e fora do Brasil

Pecuária: Isaías destaca a importância do Serviço de Inspeção Municipal

Após muitos anos de dedicação na criação a ovinocultura, Isaías começou a pesquisar maneiras de agregar valor à sua produção. Foi então que desenvolveu uma série de produtos artesanais defumados – feitos com carne de carneiro e também de porco. Desde então, as criações conquistaram o paladar de apreciadores de carne de ovinos, razão pela qual ele começou a ser convidado para dar cursos em diversos cantos do Brasil e até no exterior.

Para se te ideia, o empresário já participou, em 2018, da Feira de Rua de Veneza, na Itália, junto com o chef de cozinha Carlos Soares, especialista na culinária de ovinos e caprinos.

E sua fama não para por aí. Em 2019, a produção de cordeiros de Isaías esteve entre os destaques do livro ‘Paisagens Gastronômicas São Paulo’, lançado pela editora Same Same. Na publicação, o criador é citado como “a faca mais rápida do Brasil”. “Em suas mãos, basta pouco mais de meia hora para que uma carcaça de 20 quilos se converta em grossas peças de pernil, paleta, lombo e carré – para ficar apenas nos cortes básicos”, consta na obra.

 

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

Isaías Valim é um defensor do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em São João da Boa Vista. Ele relata que nos lugares onde este serviço foi implantado os produtores estão agregando valor na produção. “Nossa região é agropecuária. Aqui temos leite e o pessoal precisava processar esse produto, tem boi, que acaba sendo levado para fora para abater. Sem o SIM não conseguimos trabalhar”.

Apesar disso, o sonho do criador pode estar perto de acontecer. Em fevereiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou uma cartilha informativa que trata do fomento, implantação e operacionalização de inspeção municipal e de consórcios públicos de municípios. “Agora que virou uma iniciativa federal acredito que vai sair”, celebra.

Diante disso, o empresário revela que algumas prefeituras da região já estão o procurando para entender como formar um consórcio. “Estou aberto para conversar e já iniciei negociação em Águas da Prata”, relata o ovinocultor.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos