Incêndios deixam rastro de destruição na região

Incêndios deixam rastro de destruição na região

Uma verdadeira força-tarefa tem sido feita para conter os incêndios que atingem às serras de Águas da Prata, São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul. Os focos ocorreram no início do mês e ganharam grandes proporções, destruindo áreas verdes, atingindo propriedades rurais e causando um grande temor de quem mora próximo das

Uma verdadeira força-tarefa tem sido feita para conter os incêndios que atingem às serras de Águas da Prata, São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul. Os focos ocorreram no início do mês e ganharam grandes proporções, destruindo áreas verdes, atingindo propriedades rurais e causando um grande temor de quem mora próximo das regiões atingidas na zona rural.

Em Águas da Prata, o fogo – que começou como alguns focos de queimadas – alcançou grandes proporções, atingindo o Parque Estadual e os bairros Fonte Paiol, Fonte Platina, Cascatinha e o distrito de São Roque da Fartura. Estima-se que 15 hectares – cerca de 150 mil m² – tenham sido consumidos pelo fogo

Já em São João da Boa Vista, diversas queimadas vinham ocorrendo na Serra da Paulista e foram tomando grandes dimensões, rapidamente se alastrando com o vento, atingindo propriedades rurais e destruindo a vegetação nativa. Em alguns locais, os moradores tiveram que soltar o gado para que os animais não morressem queimados.

Em Vargem Grande do Sul, além dos diversos focos que já vinham ocorrendo, um grande incêndio atingiu uma área ao lado da estrada de acesso ao Barro Preto, deixando um rebanho bovino cercado pelas labaredas. A Guarda Civil Municipal esteve no local e combateu o fogo, evitando que o gado morresse carbonizado.

 

Apoio da FAB

Natural de Águas da Prata, o deputado estadual Paulo Teixeira (PT) veio até sua cidade natal para acompanhar as ações. Após contatar o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ele tem articulado para trazer um avião Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB) para auxiliar os trabalhos anti-incêndios. Para isso, os municípios afetados devem apenas emitir um decreto de calamidade pública para que a aeronave seja enviada à região – a qual ainda conta com focos de incêndio.

 

Penalidades

Oficialmente, as causas ainda são desconhecidas, porém, podem ser das mais variadas possíveis, indo desde o uso do chamado ‘fogo controlado’ para a limpeza de áreas agropastoris – basta conferir o grande número de ocorrências atendidas pela Polícia Militar Ambiental – a até mesmo imprudência ou por fatores naturais. Independente da causa, o potencial destruidor do fogo serviu para mostrar a fragilidade da região diante da situação, o que demonstra ainda mais a importância não só de leis, mais de uma fiscalização mais rígida e penalidades mais pesadas para quem promove queimadas.

 

Governo manda reforços para combater o fogo

Diante de tamanha destruição, o governador João Doria (PSDB) esteve na quinta-feira (10) em visita à região e sobrevoou os pontos em chamas em Águas da Prata e na Serra da Paulista. Logo em seguida, ele foi para o Aeroporto Regional Joaquim Simião, em São João da Boa Vista, onde foi recebido por autoridades locais e da região.

Em coletiva à imprensa, o governador anunciou a vinda de reforços para combater os incêndios nos três municípios afetados. Além dos 100 homens do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa também contou com participação dos membros da Defesa Civil do Estado, Polícia Militar Ambiental, Fundação Florestal, Instituto Florestal, ICMBio, Defesa Civil dos municípios e funcionários das prefeituras, além de dezenas de brigadistas e voluntários. No total, cerca de 250 pessoas envolveram-se nos trabalhos.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros instalaram uma base operacional no aeroporto sanjoanense para intensificar o trabalho aéreo. Durante toda a semana, quatro aeronaves realizaram ações de combate ao incêndio, sendo dois helicópteros Águia da Polícia Militar e dois aviões agrícolas disponibilizados pela iniciativa privada. Com o anúncio do governador, cinco aeronaves passaram a operar na ação.

As equipes terrestres contam com dois pontos de apoio, instalados em Águas da Prata e Vargem Grande do Sul. As ações são realizadas com auxílio de 25 viaturas, entre veículos do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Defesa Civil, e de drones, que auxiliam nas coordenadas das equipes, por meio do monitoramento e identificação das áreas atingidas.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos