Gostoso e nutritivo, o amendoim traz muito retorno à agricultura paulista

Gostoso e nutritivo, o amendoim traz muito retorno à agricultura paulista

Você sabia que o Estado de São Paulo é responsável por mais de 90% da produção brasileira de amendoim, além de abrigar parte importante dos demais elos de produção dessa cadeia? Quem abre uma embalagem de pé de moleque ou de paçoca, consome amendoim torrado com cerveja ou até mesmo a pasta de amendoim antes

Você sabia que o Estado de São Paulo é responsável por mais de 90% da produção brasileira de amendoim, além de abrigar parte importante dos demais elos de produção dessa cadeia? Quem abre uma embalagem de pé de moleque ou de paçoca, consome amendoim torrado com cerveja ou até mesmo a pasta de amendoim antes do treino da academia pode não saber, mas a produção da oleaginosa é baseada em ciência e São Paulo é também líder neste quesito. Estima-se que 70% das lavouras paulistas de amendoim sejam plantadas com cultivares desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

Dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) indicam que, em 2020, a produção paulista atingiu 602,9 mil toneladas, fruto do trabalho de realizado em 1.500 propriedades rurais, localizadas principalmente nas regiões de Jaboticabal, Presidente Prudente, Tupã, Marília, Barretos, São José do Rio Preto, Assis, Lins, Catanduva e Ribeirão Preto. No ano passado, quando foram produzidas 469,1 mil toneladas, o produto gerou R$ 1,03 bilhões para o estado.

No mercado interno do amendoim, os confeitos, salgados e pastas proteicas são os segmentos de consumo em que esse grão ocupa espaço. Esses produtos industrializados, tradicionais e, também, cada vez mais elaborados em novas propostas, embora consumidos durante o ano todo, têm nas festas juninas, quermesses e os demais eventos dedicados às nossas tradições, um importante período para a produção e comercialização de produtos à base de amendoim.

Ao todo, 198 mil toneladas de amendoim em grãos foram exportadas pelo Estado de São Paulo, principalmente para Rússia, União Europeia e Argélia. Outras 39 mil toneladas de óleo de amendoim foram também exportadas para China e Itália. O valor arrecadado com essas transações chegou a US$ 276 milhões.

 

Consumo

O amendoim possui quantidade significativa de proteínas. Aproximadamente 25% da sua composição é proteica, o que o coloca como uma excelente estratégia na alimentação de adultos e crianças, segundo nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Ele é um alimento rico em ácidos graxos poli-insaturados, considerados gorduras boas, responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares, juntamente com o resveratrol, substância natural presente no amendoim em alta concentração. Além disso, uma porção de 30g de amendoim fornece 25% da recomendação diária do consumo de vitamina E e alto teor de Zinco.

Segundo as profissionais, todos esses nutrientes fazem do amendoim um excelente aliado à saúde, colaborando também na prevenção de câncer, envelhecimento precoce e anemia. Além de auxiliar na manutenção da saúde muscular e reduzir os riscos de má formação fetal. Mas atenção, o armazenamento do amendoim é um fator importante para determinar a qualidade do produto. Quando exposto ao calor e à umidade, ele pode ser contaminado por um fungo produtor de aflatoxina, substância causadora de graves intoxicações no organismo humano.

Na hora de acondicionar o produto em casa, os consumidores também devem ficar atentos a infestações do produto por traças, que depositam seus ovos nas embalagens ou diretamente nos grãos, farinhas, farelos e produtos a base deste ingrediente. Além disso, deve-se ficar atentos aos besouros que podem perfurar as embalagens ou se aproveitar de danos mecânicos das mesmas. A dica para evitar a ocorrência dessas pragas no armazenamento, segundo o pesquisador do Instituto Biológico (IB-APTA), Marcos Potenza, é acondicionar o ingrediente em recipiente bem fechado.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos