Fazenda Retiro Santo Antônio é exemplo de sustentabilidade

Fazenda Retiro Santo Antônio é exemplo de sustentabilidade

Localizada entre Santo Antônio do Jardim e Espírito Santo do Pinhal, a Fazenda Retiro Santo Antônio é uma referência quando o assunto é sustentabilidade. A propriedade pertence ao engenheiro eletrônico Jefferson Adorno, que nutre uma paixão intensa pela preservação ambiental. Há 19 anos ele vem desenvolvendo um trabalho totalmente dedicado à conservação da natureza, com

Localizada entre Santo Antônio do Jardim e Espírito Santo do Pinhal, a Fazenda Retiro Santo Antônio é uma referência quando o assunto é sustentabilidade. A propriedade pertence ao engenheiro eletrônico Jefferson Adorno, que nutre uma paixão intensa pela preservação ambiental.

Há 19 anos ele vem desenvolvendo um trabalho totalmente dedicado à conservação da natureza, com a preservação das nascentes e do córrego que passa pelo local, assim como o plantio de árvores – para se ter ideia são mais de 9 mil mudas de espécies nativas plantadas até hoje. A fazenda tem 123 hectares, sendo que 33 ha são destinados a produção de café e 35 ha destinados a área de preservação. “Conseguimos formar corredores ecológicos interligando as nascentes, o que aumentou a quantidade de animais silvestres na região, como veados-campeiros, lobos-guarás e até mesmo onças pardas”, conta o proprietário.

 

Kaynã

Jefferson explica que o propósito da Fazenda Retiro Santo Antônio é focar na produção de alimentos sustentáveis e que fazem bem para a saúde. Diante disso, lançou a marca Kaynã – palavra de origem tupi guarani e que significa “morador do mato”, traduzindo perfeitamente a missão de produzir alimentos em total harmonia com a natureza. O símbolo da marca é uma coruja – uma ‘moradora do mato’ –, símbolo da sabedoria, traçando assim uma relação com o café. Uma curiosidade sobre o logotipo é que a ave foi desenhada com o corpo formado por dois grãos e os olhos por duas xícaras.

 

Jefferson foi agraciado com o prêmio Cafeicultor Destaque do Brasil em 2009

A marca Kaynã abrange o café especial, o fubá de moinho de pedra – com milho não-transgênico –, o mel silvestre e o silo de milho ensacado. “Adotamos em nosso dia a dia muitas ações para contribuir com o bem estar das comunidades interna (funcionários e nossas famílias) e externa (clientes, fornecedores, vizinhos e cidadãos de nosso município) e também muitas ações para a preservação ambiental, segurança alimentar e rastreabilidade minuciosa dos processos produtivos”, destacou Jefferson.

A sustentabilidade e o respeito com o meio ambiente estão desde a produção do café, como a arborização do cafezal e o manejo integrado de pragas e doenças, por exemplo. Além disso, a marca ainda desenvolve diversas ações sociais e ambientais, assim como a rastreabilidade e o enorme cuidado com a segurança alimentar.

E não é por menos que Jeferson recebeu prêmio Cafeicultor Destaque do Brasil em 2009. Até mesmo a embalagem da marca Kaynã é diferenciada, pois utiliza somente Papel Kraft 100% reciclável e devidamente certificado – ou seja, produzido por meio de florestas não nativas e com manejo sustentável. A tinta usada na impressão também é diferenciada – não tóxica e sem solventes. Isso sem contar que a marca conta com informações em braile para garantir a acessibilidade das informações às pessoas com deficiência visual. Além disso, a marca Kaynã é entregue de bicicleta no varejo da Grande São Paulo por meio da Carbono Zero Courier, evitando assim a emissão de carbono de veículos.

 

Propriedade produz fubá em moinho de pedra

Outro destaque da Fazenda Retiro Santo Antônio está na produção do fubá. O milho é moído em um moinho de pedra datado de 1955, o que garante um sabor diferenciado por manter o amido (maisena), sem aquecer os grãos – devido à baixa velocidade –, preservando o sabor original.

O fubá é feito com milho não transgênico plantado na própria fazenda, sem aplicação de inseticidas e fungicidas na produção e na armazenagem. Isso sem contar que os grãos são escolhidos manualmente antes da moagem.

Este diferencial fez com que o fubá Kaynã se tornasse parte do cardápio do restaurante D.O.M., do renomado chef Alex Atala, desde 2017. Vale destacar que o D.O.M. já foi apontado o 4º melhor restaurante do mundo em 2012 pelo ‘World’s 50 Best Restaurants’, considerado o oscar da gastronomia.

 

Mel

Na Fazenda Retiro Santo Antônio as abelhas encontram condições propícias para a produção de um mel de flores silvestres de excelente qualidade, utilizando como pasto apícola as muitas áreas de matas nativas e de reflorestamentos, que devido à diversidade garantem flores durante quase todo o ano.

 

Silagem

A propriedade ainda produz silagem de milho prensada e ensacada. “Somente plantamos sementes de milho para grão, o que resulta em uma silagem de qualidade muito superior às que são normalmente plantadas com sementes para silagem”, afirmou Jefferson.

 

Fazenda desenvolve Projeto de Turismo Sensorial

Paralelamente a todo este trabalho, a Fazenda Retiro Santo Antônio também tem oferecido várias opções de roteiro, sendo o próprio Jefferson que recebe pessoalmente todos os visitantes.

Na Tour do Café Especial e do Fubá de Moinho de Pedra, por exemplo, o público é recebido com uma degustação do café Kaynã acompanhado de um bolo de fubá da marca. Na ocasião, eles conhecem um pouco da história da fazenda e sobre as ações sociais e ambientais realizadas no dia a dia, além de adentrar a lavoura e ver todo o processo de produção sustentável.

O local também recebe a visita de alunos de escolas e faculdades, além de contar uma ação especial: o Projeto de Turismo Sensorial. Esta iniciativa é destinada aos deficientes visuais e proporciona uma experiência diferenciada por meio dos sons, do toque e do aroma.

Neste projeto, os visitantes são recepcionados com um café colonial e conhecem um pouco da história da propriedade, suas ações de sustentabilidade e de responsabilidade social. Logo após, o grupo é levado para conhecer a produção de café com a audiodescrição de tudo o que tem no trajeto. Por meio do tato, eles identificam os diferentes tipos de grãos e, pela audição, reconhecem os mais secos. Há ainda uma maquete tridimensional do logotipo da Kaynã para os turistas conhecerem a marca e seu significado.

Após o passeio, o grupo participa de um almoço em um restaurante e, em seguida, conhece a torrefação de café. Na ocasião é preparada uma degustação, onde são servidos dois ou três diferentes tipos de café, para conhecer os sabores existentes.

 

Como surgiu o projeto

Desde que assumiu o empreendimento de sua família, Jefferson tem procurado inovar, zelando pela sustentabilidade e responsabilidade social. Em meio às ações desenvolvidas, 1% do faturamento é doado para a Fundação Dorina Nowill para Cegos, uma organização sem fins lucrativos que há mais de seis décadas se dedica a facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual. Essas ações chamaram a atenção da turismóloga Audmara Veronese, a qual contatou o agricultor e idealizou o projeto para a fazenda, iniciando este roteiro em 2016.

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