Dia de Campo reúne tecnologias para a bataticultura em São João da Boa Vista

Dia de Campo reúne tecnologias para a bataticultura em São João da Boa Vista

Estudantes, empresas e produtores da região estiveram presentes durante o Dia de Campo promovido pelo curso de Engenharia Agronômica do UniFEOB (Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos) em São João da Boa Vista. Com foco na bataticultura, o evento foi realizado na manhã de sábado (24), seguindo todos os protocolos sanitários, nas dependências

Estudantes, empresas e produtores da região estiveram presentes durante o Dia de Campo promovido pelo curso de Engenharia Agronômica do UniFEOB (Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos) em São João da Boa Vista. Com foco na bataticultura, o evento foi realizado na manhã de sábado (24), seguindo todos os protocolos sanitários, nas dependências da Fazenda-Escola.

Durante a programação, os visitantes tiveram a oportunidade de conferir os resultados obtidos no cultivo do tubérculo com as mais novas tecnologias existentes no mercado, além de serviços e equipamentos voltados para a agricultura. Foram dois hectares de plantação, onde as empresas participantes puderam utilizar suas tecnologias e apresentar as melhorias na lavoura.

O Dia de Campo foi realizado em parceria com a Cooperbatata (Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul) e a ABVGS (Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul). Além dessas duas instituições, o evento contou com a participação da FMC, Ihara, UPL, ICL, Syngenta, Yara Brasil, Perfect Flight, Agro Azul, John Deere, Bauer do Brasil, Sicredi União PR/SP e Ebara (Thebe).

 

Ensinar, inovar e ajudar a comunidade

O coordenador de Engenharia Agronômica, José Rodolfo Brandi, enfatiza a parceria envolvendo UniFEOB, Cooperbatata, ABVGS e as empresas participantes para a realização desta edição do Dia de Campo. “Houve muito empenho para a gente conseguir caminhar com esse projeto, desde o planejamento prévio e implantação de toda a cultura. Foi um trabalho árduo, mas com o apoio de todos, chegou o grande dia”, comemora.

Em março de 2020, o evento foi a última atividade promovida em campo antes da necessidade de fechamento por conta da pandemia. Agora, a edição de 2021 marcou a volta às aulas presenciais do Centro Universitário. “O Dia de Campo mostra na prática tudo que a gente aprende em sala de aula, como o cultivo e o manejo, desde o plantio até a colheita”, diz a estudante de Engenharia Agronômica, Jéssica Pascoini. “Além disso, a relação com empresas possibilita a entrada no mercado de trabalho, um estágio, ampliar nosso networking”, completa.

 

IMPORTÂNCIA

Além do aprendizado aos estudantes, o Dia de Campo também é importante para a valorização da bataticultura na região sanjoanense. “Hoje a cultura da batata na nossa região é a principal, plantamos por volta de 11 mil hectares”, destaca Fabio de Oliveira, engenheiro agrônomo da Cooperbatata. “Este projeto entre Cooperbatata e UniFEOB é muito importante, porque a gente resgata inovações da cultura e ajuda a instituição trazendo informações para os estudantes e o corpo docente”, frisa.

 

FILANTROPIA

Paralelamente a este trabalho, o Dia de Campo também tem seu lado filantrópico. Os recursos provenientes da venda da produção serão revertidos para a Associação Setembro de Vargem Grande do Sul. “Estamos muito felizes com a iniciativa da UniFEOB em parceria com as empresas”, comenta Murilo Halla, presidente da instituição. “Nossa associação foi fundada há três anos e cuida de oito entidades locais, como o Hospital de Caridade, a Sociedade Humanitária e o Grupo Mão Amiga”, relata.

 

Programação focada na aprendizagem

As atividades relacionadas ao Dia de Campo tiveram continuidade no sábado (31), quando os estudantes de Engenharia Agronômica do UniFEOB tiveram exclusividade no campo experimental para tirar dúvidas específicas. “A ideia é não apenas concentrar a atenção nos aspectos técnicos do cultivo de batata, mas também evitar a ocorrência de possíveis aglomerações, caso o evento transcorresse somente em uma ocasião”, explica José Rodolfo.

“Nosso foco é disseminar a informação. Nossos estudantes tiveram todo o acompanhamento sobre a cultura para complementar a teoria que já têm em sala de aula e poder visualizar a condução de uma lavoura no campo”, afirma o coordenador do curso.

 

BOA OPORTUNIDADE

Segundo o professor de Agronomia, Ivan Mançanares, durante a programação, os futuros engenheiros agrônomos tiveram a chance de conhecer todas as tecnologias desenvolvidas no campo experimental. “Foi uma oportunidade de ficarem cara a cara com as últimas novidades do mercado, como equipamentos, produtos e aplicações”, avalia.

Para o estudante e coordenador do Grupo de Estudos em Sistemas de Produção (Gesp), Matheus Miquelutti, o Dia de Campo é uma grande oportunidade de capacitação, sobretudo em relação aos aspectos técnicos das atividades. “A gente aprende muito aqui, temos contato direto com o portfólio de cada empresa, ajudamos no cultivo, fazemos networking. Sem dúvidas, ninguém pode perder, é incrível”, conclui o universitário.

Fotos: Aldeia Criativa/UniFEOB

 

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos