Condomínio dos Bataticultores completa 18 anos de atuação

Condomínio dos Bataticultores completa 18 anos de atuação

O Condomínio dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (CBVGS) foi fundado em 2003, devido a necessidade de regularizar a mão de obra na colheita da batata. Nesta época, a atividade era totalmente manual e maioria dos lavradores trabalhavam na informalidade. Graças à instituição, isso já não acontece mais, pois todos os que

O Condomínio dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (CBVGS) foi fundado em 2003, devido a necessidade de regularizar a mão de obra na colheita da batata. Nesta época, a atividade era totalmente manual e maioria dos lavradores trabalhavam na informalidade. Graças à instituição, isso já não acontece mais, pois todos os que atuam na safra são devidamente registrados e têm seus direitos trabalhistas garantidos, como férias, 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) entre outros. “No início foi muito difícil, pois não se tinha muita informação de como se constituir e como gerenciar um Condomínio de Empregadores Rurais”, conta Lenoir dos Santos, responsável pela instituição.

 

INÍCIO

Em 2000, o Ministério do Trabalho e Emprego [que foi extinto em 2019, tornando uma secretaria especial do Ministério da Economia] lançou o livro “Condomínio de Empregadores – Um Novo Modelo de Contratação no Meio Rural”, o que ajudou na criação da entidade. A partir daí, ocorreram diversas reuniões com representantes de sindicatos, produtores e dirigentes do Ministério do Trabalho para tratar do assunto. “Quero deixar aqui nossos agradecimentos, pois sem a ajuda e orientação desses dirigentes, com certeza teria sido muito mais difícil nossa caminhada”, observa. “Outro fato que tenho de ressaltar é o apoio que a ABVGS nos deu. Acredito que sem esta sustentação também ficaria muito difícil. Foi onde começamos a ter noção de como iniciarmos os trabalhos, mas somente com o passar dos anos é que fomos dominando realmente de como conduzir um Condomínio de Empregadores Rurais”, afirma Lenoir.

 

RESPONSABILIDADE

Conforme a orientação do Ministério do Trabalho e Emprego, a instituição teria de se eleger um “cabeça” do grupo de produtores, ou seja, uma pessoa que faria a gestão e administração da mão de obra contratada. “Vale ressaltar que este líder do grupo exerce um cargo que não é remunerado e tem toda a responsabilidade sobre a mão de obra contratada, apesar dos outros condôminos sempre foram solidários em relação a isto”, cita Lenoir, agradecendo a todos os dirigentes que passaram à frente do CBVGS.

 

SUPERANDO AS DIFICULDADES

Uma grande dificuldade enfrentada pela entidade foi convencer os trabalhadores a fornecerem a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). “Naquela época, muitos pensavam que um registro por pouco tempo iria ‘sujar’ a carteira. E o pior de tudo é que, antes do Condomínio, muitos haviam passado algumas ‘empresas’, como cooperativas de trabalho e outras que prestaram serviços aos produtores no registro da colheita, mas que infelizmente não cumpriram seus deveres junto aos trabalhadores. Isso veio a dificultar mais ainda a nossa atuação”, recorda Lenoir. “Foi difícil. Tivemos de ganhar a confiança dos trabalhadores e mostrar que chegamos para trabalhar sério. E foi o que aconteceu! Hoje, graças aos serviços prestados, já não temos mais estes problemas, pois existe uma confiança mútua entre trabalhador e Condomínio”, comenta o responsável pela instituição.

 

EVOLUÇÃO

Com toda essa trajetória, o CBVGS está consolidado hoje e se tornou um exemplo de sucesso em sua área de atuação. “Foi um início muito difícil, mas depois de 18 anos de existência, posso afirmar que somos um grupo sólido e respeitado. Empregamos cerca de 1.200 trabalhadores que atuam diretamente na colheita da batata em nossa região, que tem seu início em julho e vai até meados de outubro de cada ano”, frisa Lenoir. “Tenho a convicção que a cada ano que passa estamos melhorando, pois existe cada vez mais uma cobrança por parte das autoridades, o que nos obriga a sermos cada vez melhor no que fazemos. E, particularmente, sou muito grato e realizado por fazer parte desse grupo, que tanto fez e faz pela nossa cidade e região”, finaliza.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos