Complexo Frigorífico está entre os maiores da América Latina

Complexo Frigorífico está entre os maiores da América Latina

Fundado em 26 de fevereiro de 1992, o Complexo Frigorífico dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul é uma entidade sem fins lucrativos. O empreendimento foi criado por um grupo de produtores que se uniram e formaram uma sociedade para construírem uma câmara frigorífica para armazenamento de batata semente. Antes de sua criação,

Fundado em 26 de fevereiro de 1992, o Complexo Frigorífico dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul é uma entidade sem fins lucrativos. O empreendimento foi criado por um grupo de produtores que se uniram e formaram uma sociedade para construírem uma câmara frigorífica para armazenamento de batata semente.

Antes de sua criação, os produtores locais realizavam a estocagem na antiga Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) em São João da Boa Vista – que posteriormente se transformou na Fundação Nova São João – e, tempos depois, no município de Passa Quatro, em Minas Gerais.

Sob a presidência de Hidelberto Franco de Oliveira, as primeiras câmaras do Complexo ficaram prontas em meados de 1995 e tinham a capacidade total de armazenamento, a princípio, de 100.960 caixas. Com o aumento da demanda, e amento das produções, as instalações foram sendo aumentadas gradativamente. Em 1998, construiu-se uma nova câmara com capacidade de 53.400 caixas. Já em 1999, mais uma câmara de 53.400 caixas precisou ser construída. Com isso, o complexo chegou à capacidade de estocar um total de 207.760 caixas.

No ano de 2001, graças às grandes produções e aos bons negócios concretizados, a instituição continuou a crescer e ganhou mais uma célula, desta vez para o armazenamento de 57 mil caixas, o que aumentou sua capacidade total de estoque para 264.760 caixas.

Em 2003, o Complexo Frigorífico ganhou um barracão para ser utilizado com antecâmara, onde as sementes ficam armazenadas por um certo período até que estejam prontas para irem ao plantio. Neste mesmo ano, a instituição também construiu a sexta célula para abrigar 60.600 caixas, ampliando a capacidade total de armazenamento para 325.360 caixas.

No final de 2010, com a expansão da demanda por armazenamento, implantou-se uma nova célula de 19.200 caixas. Com isso, o Complexo Frigorífico é capaz de armazenar atualmente entre 344.560 caixas ou 400 mil saquinhos de 30 kg. Atualmente são 61 associados.

 

IMPORTÂNCIA

Por mais de duas décadas, o Complexo Frigorífico foi considerado o maior armazenador de sementes de batata da América Latina. Já em termos de associação, continua sendo o maior do gênero. “Somos referência em armazenamento em nossa região, graças ao trabalho sério e honesto que desenvolvemos desde o início de nossas operações, trabalhando sempre com excelência em armazenagem”, destaca José Donizeti Gomes, presidente da instituição. “Esta é a prova de que, uma união de pessoas de bem e dispostas ao trabalho sério e honesto dá certo. Nunca pensando no interesse de um só associado, mas sim no interesse de toda nossa coletividade”, observa.

Quando foi criado, o Complexo Frigorífico iniciou suas atividades com apenas 12 associados. Com o passar do tempo, a entidade foi se desenvolvendo e crescendo, atraindo um número maior de agricultores. Ao relembrar toda esta trajetória, o presidente frisa que o empenho e dedicação do sr. Oliveira, o qual sempre foi bastante ativo e ocupa hoje a vice-presidência da entidade. “Ele deu o pontapé inicial, enfrentou muitos problemas e teve a sabedoria e capacidade para gerir. Temos que agradecer muito ao sr. Oliveira, pois cuidou com muito carinho do Complexo Frigorífico durante todos esses anos e está até hoje colaborando”, declarou Gomes.  “Agradecemos a todos que se empenharam ao longo desses anos, para que tudo isso se tornasse realidade”, completou.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos