Clima afeta a produção de lichia na região e fruto fica mais caro

Clima afeta a produção de lichia na região e fruto fica mais caro

Produtores de Aguaí e Casa Branca tiveram prejuízos com a florada irregular.   O consumo de lichia aumenta no final de ano, mas por conta do clima a produção caiu e o preço aumentou nos supermercados em dezembro de 2018. Produtores de Aguaí e Casa Branca tiveram prejuízos com a florada irregular. Muita gente não

Produtores de Aguaí e Casa Branca tiveram prejuízos com a florada irregular.

 

O consumo de lichia aumenta no final de ano, mas por conta do clima a produção caiu e o preço aumentou nos supermercados em dezembro de 2018. Produtores de Aguaí e Casa Branca tiveram prejuízos com a florada irregular.

Muita gente não abre mão de ter o fruto na mesa, mas neste ano o preço surpreendeu. “Esse ano está um pouquinho caro, mas nós vamos levar porque faz parte da mesa do Natal”, afirmou o empresário Paulo Gullo.

 

FLORADA MENOR E IRREGULAR

A florada foi menor, o que indicava uma produção pequena, e também irregular. Em alguns cachos foi possível encontrar uma única fruta ainda verde, já que uma flor saiu muito depois das outras, o que representa prejuízo para o produtor.

Em uma fazenda de Aguaí são 2 mil pés. Na última safra foram colhidas 120 toneladas e no final de dezembro a produção foi bem menor. “Eu acredito que seja uma decepção. Em 2017 produziu bem e dessa vez vai ser 20% da produção anterior. O fruto verde não tem quem consuma, então temos que retirar e jogar fora”, disse o supervisor de talhão Gonçalo Bueno.

 

CLIMA AFETOU FLORADA

A explicação está no clima, pois deveria ter chovido mais no outono. “Em abril a gente teria que continuar com chuvas ocasionais, também em maio e comecinho de junho, mas não choveu. Esse foi o grande problema. Teria sido importante para a planta adquirir uma reserva nutricional para ela florir na primavera”, afirmou o técnico agrícola Paulo Consoni. (Fonte: G1)

Lichia verde é encontrada em fazenda de Casa Branca

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos