Batata e atividade física: a combinação perfeita

Batata e atividade física: a combinação perfeita

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a pratica de, no mínimo, 150 minutos de exercícios físicos semanais. E a alimentação é um dos fatores mais importantes para garantir bom desempenho em qualquer que seja a atividade escolhida. Para isso, o cardápio de quem se exercita deve ser completo, equilibrado e balanceado para manter o

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a pratica de, no mínimo, 150 minutos de exercícios físicos semanais. E a alimentação é um dos fatores mais importantes para garantir bom desempenho em qualquer que seja a atividade escolhida. Para isso, o cardápio de quem se exercita deve ser completo, equilibrado e balanceado para manter o corpo ativo funcionando adequadamente. E neste quesito, a batata se destaca.

Permitindo uma grande variedade de receitas, o tubérculo é rico em nutrientes e de fácil preparo, se transformando em um item indispensável do cardápio de muitos esportistas e praticantes de atividades físicas. “Durante minha prática clínica, meus atletas e praticantes de atividade física são beneficiados pela ingestão diária da batata inglesa, não como exclusividade, mas como uma opção. E muitos acabam a levando como fonte preferida de carboidratos da dieta, por se tratar de um alimento extremamente versátil, saboroso, com uma infinidade de benefícios, métodos de preparo e consumo, facilitando assim, à adesão ao protocolo alimentar”, comenta Marcelo Ferrari de Carvalho, nutricionista e lojista de suplementos esportivos.

Marcelo: “Batata é um alimento riquíssimo em água, ou seja, também auxilia na hidratação diária do atleta.” (Divulgação/Arquivo Pessoal)

POTENCIAL

De acordo com ele, a batata é um alimento que pode ser perfeitamente encaixado em qualquer protocolo alimentar, independente do objetivo em questão – seja ganho de massa muscular, redução de gordura corporal ou aumento de performance, por exemplo. “Além disso, a batata é um alimento riquíssimo em água, ou seja, também auxilia na hidratação diária do atleta”, menciona.

O nutricionista ainda explica que, dentre a maioria das opções de carboidratos do planejamento, o tubérculo pode ser uma das alternativas com as maiores quantidades a serem consumidas por porção.

No entanto, Marcelo observa que, apesar de todos os benefícios, a batata se trata de um alimento rico em carboidratos de alto índice glicêmico, portanto, seu consumo deve ser moderado, principalmente para indivíduos com dietas controladas.

PREFERÊNCIA NO CARDÁPIO DOS ESPORTISTAS

“Eu amo batata pela sua versatilidade. É um alimento que fica bom de qualquer maneira, seja cozida, assada ou em forma de purê. E para quem faz dieta, esse diferencial conta muito. É uma ótima fonte energia e participa no processo de construção muscular. Um alimento barato e com inúmeros benefícios”. – Aline Musto, 32 anos

 

 

“Eu consumo batata na minha alimentação pelo menos duas ou três vezes na semana, por ser prática e ter seus benefícios, como ajudar na imunidade e na saciedade. E também podemos consumi-la de várias formas: cozida, assada, purê, ao vapor. De todas as maneiras, esses pratos com batatas ficam ótimos em qualquer refeição!” – Eloi Ferrari de Carvalho, 21 anos

 

 

Estudo comprova benefícios do tubérculo no desempenho de atletas

 

A batata ajuda melhorar a performance física. Sabia disso? É o que demonstrou um estudo publicado pela Universidade de Illinois, nos EUA, em outubro de 2019. Os pesquisadores comprovaram o impacto do consumo deste alimento no desempenho de atletas, se ingerido durante períodos prolongados de exercício físico.

A ideia dos acadêmicos era avaliar se o consumo do purê de batata poderia proporcionar aos atletas os mesmos benefícios que géis de carboidratos existentes no mercado. A possibilidade de o tubérculo alcançar resultados similares poderia significar, para os especialistas, uma alternativa para diversificar as opções de alimentos para atletas durante o exercício. Além disso, seria uma forma de combater problemas como a falta de sabor e o gosto adocicado dos géis em geral. Os resultados demonstraram a equivalência das duas substâncias e outras características benéficas para a performance física.

 

O ESTUDO

O método do estudo foi baseado em 12 participantes, ciclistas fisicamente ativos que faziam uma média de 267 quilômetros por semana. Eles passaram em um teste específico de condicionamento aeróbico, que consistiu em um desafio de 120 minutos seguido de um contrarrelógio (modalidade de corrida com a bicicleta).

Os ciclistas foram divididos aleatoriamente e submetidos a três tipos diferentes de teste durante a atividade. Eles tiveram que beber somente água, consumir um gel de carboidrato e o equivalente em carboidratos obtidos a partir das batatas.

O nível de ingestão foi feito nas quantidades recomendadas, sendo 60 gramas por hora durante a atividade. Cada uma dessas etapas foi monitorada por completo: níveis de glicose, temperatura corporal, concentrações de lactato, movimentos gastrointestinais, intensidade do exercício, entre outros.

 

RESULTADO

O estudo – publicado no site do Science Daily – demonstrou que o consumo de carboidratos durante a atividade física melhora significativamente o desempenho se comparado ao consumo de apenas água. A partir do monitoramento de cada uma das etapas, os pesquisadores também observaram que o desempenho destes ciclistas foi igual, tanto no consumo de gel de carboidratos quanto das batatas. O desempenho e os níveis de glicose no sangue foram similares em ambos os casos.

Mas, ao consumir a batata, o ciclista – ou qualquer outro esportista – evita, por exemplo, a ingestão de outros ingredientes presentes nos géis e produtos energéticos. Assim, o tubérculo acaba sendo uma opção saudável, mais saborosa, econômica e rica em nutrientes.

 

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos