Abandono de equinos cresce em Vargem Grande do Sul

Abandono de equinos cresce em Vargem Grande do Sul

Nos últimos meses, os casos de abandono e maus-tratos a equinos tem ganhado repercussão em Vargem Grande do Sul. Vários exemplares têm sido soltos nas ruas e avenidas da cidade, o que tem chamado atenção das autoridades locais. Muitas vezes, os animais já estão com idade avançada, encontram-se doentes ou até mesmo em situação bastante

Nos últimos meses, os casos de abandono e maus-tratos a equinos tem ganhado repercussão em Vargem Grande do Sul. Vários exemplares têm sido soltos nas ruas e avenidas da cidade, o que tem chamado atenção das autoridades locais. Muitas vezes, os animais já estão com idade avançada, encontram-se doentes ou até mesmo em situação bastante crítica.

O exemplo mais recente ocorreu na quarta-feira (9) na Cohab I. Um cavalo foi encontrado bastante debilitado, sem forças para andar em uma praça próxima de uma escola estadual. O caso foi atendido pelo vereador e delegado de Polícia Civil, Celso Itaroti (PTB) e pela equipe do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente. Um veterinário foi levado até o local e, apesar de todos os esforços, o cavalo precisou ser submetido a uma eutanásia.

Já há poucos metros dali, mais uma situação absurda: uma égua e um potrinho foram deixados amarrados, sem água ou alimentação, nas proximidades do Cemitério Parque das Acácias, no Jardim Paulista.

 

ABANDONO

Outro caso recente – ocorrido também no Jardim Paulista – chamou atenção e gerou a comoção dos moradores locais. Uma égua foi encontrada caída próximo ao cemitério na terça-feira (1). O animal é de idade avançada e estava sem alimentação e apresentando dificuldades para andar. Na ocasião, Itaroti e sua equipe a levou para uma área de pastagem e acionou um veterinário para ajudar.

No dia 19 de fevereiro, o vereador também foi chamado para averiguar o abandono de uma mula proximidades da Igreja São Joaquim, no Jardim Dolores. O animal tem idade avançada e estava coberto de carrapatos. Foi aplicado medicamento e, posteriormente, acionado o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente para tomar as medidas necessárias.

 

COMO DENUNCIAR

O abandono e maus-tratos a animais é crime e tem punição prevista na lei. Para denunciar, a população deve contatar a Polícia Militar por meio do número 190, telefone disponível de forma gratuita em todo o território nacional. A PM deve ser acionada em casos de necessidade imediata ou socorro rápido.

Paralelo a isso, a população pode também acionar a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) e registrar a ocorrência por meio do site www.webdenuncia.org.br/depa.

Posts Carousel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com um * são obrigatórios

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos